Ronaldo: garoto-propaganda do SBT ou das Organizações Tabajara?

Na Folha de S. Paulo de hoje, a coluna Outro Canal - grande referência na imprensa sobre TV, principalmente a parte de negócios - dá a notícia que já vinha circulando em forma de boato por aí tem um tempo: Ronaldo assinou contrato para virar garoto-propaganda do SBT.

A coisa começou com Sílvio Santos comprando espaço na camisa do Corinthians, para exibir as marcas do seu Banco Panamericano e até da Tele-Sena. Ronaldo, como se sabe, leva 80% da receita deste tipo de contrato. E agora,  evoluiu para que o jogador divulgue mesmo o a rede de TV de seu Abravanel. Serão gravados dois anúncios institucionais, em que ele contracenará com apresentadores da emissora - a ideia é associar a capacidade de Ronaldo de dar a volta por cima com o SBT, que está "se reinventando e conseguindo subir no Ibope". O acordo, diz o colunista, vai até o fim do Brasileiro deste ano.

É o  tipo da coisa que eu só acredito vendo.


* * * * * * * * * * * * *

Quando se diz que Ronaldo é "retorno certo de marketing", é por conta da exposição que ele traz para seu time. É fato que, desde que o Fenômeno voltou, o já gigantesco espaço do Corinthians na mídia aumentou. E isso ajuda a conseguir contratos publicitários cada vez maiores, já que espaço na mídia é exatamente o que as empresas mais procuram na hora de patrocinar um clube.

Só que esse atrativo crescimento de espaço na mídia vem, em grande parte, justamente da Globo. A líder incontestável de audiência do país faz de tudo pra encher a bola de Ronaldo, um enorme chamariz de audiência para suas transmissões de futebol - desde que ele começou a jogar, os índices da Globo no campeonato paulista cresceram em 11%, e a expectativa não deve ser pequena para o Brasileiro. Por conta disso, a emissora faz matérias e mais matérias em cima do jogador - que sempre correspondeu bem. 

Dava preferência na hora das entrevistas e aceitava sem pestanejar os convites para os programas da emissora e do Sportv - algo que não acontecia com as concorrentes. Na última semana, por exemplo, ele gravou participação no Casseta e Planeta - vivendo um garoto-propaganda das Organizações Tabajara.

E agora, chega a notícia de que ele trocou Seu Creysson por Sílvio Santos.


* * * * * * * * * * * * *

Enquanto não aparecerem os anúncios do SBT com Ronaldo, ainda terei dificuldades em acreditar que isso está mesmo confirmado (SBT, aliás, que acabou de mudar a agência de publicidade que cuida de sua conta - a Talent deve estar esfregando as mãos com a possibilidade de usar Ronaldo nas peças para o novo cliente).

Mas, em se confirmando: como ficará o relacionamento da Globo com Ronaldo?

Como passarão a ser os comentários sobre suas atuações? Continuará a campanha aberta por sua volta à Seleção Brasileira? Vão torcer por um garoto-propaganda do concorrente vestindo a amarelinha?

O que isso mudará na sua exposição, e do Corinthians, na Globo?

Estará a diretoria do Corinthians realmente satisfeita com a negociação? E os demais patrocinadores do Corinthians - estarão felizes com a perspectiva de mudança dos enquadramentos da Globo nos painéis publicitários e uniformes do Timão?

E por que Ronaldo estaria fechando este contrato, que obviamente desafia um grande parceiro seu de sempre?

O palpite sobre isso poderia se relacionar com algumas notícias do início do ano, obviamente esquecidas com os últimos gols do Fenômeno, de que ele estaria incomodado com atrasos de salário por lá. As declarações de insatisfação com a desorganização da festa do título paulista também não foram lá muito políticas. Ronaldo pode estar mesmo partindo para um certo confronto com a diretoria corintiana, pressionando pra receber o combinado - que, como a dívida cobrada publicamente pelo Flamengo por conta da negociação de Cristian mostra, não anda tão bem assim de grana.


* * * * * * * * * * * * *

Ah: e por que Sílvio Santos não coloca de uma vez a logo do SBT na camisa do Corinthians?

Dizem que isso o Corinthians não permitiu, por medo de problemas com a Globo. Mas na verdade, até onde sei, a legislação não permite, faz tempo, patrocínios de emissoras e outros veículos de mídia em camisas de times de futebol - não consegui confirmar a informação na Internet.

Todos hão de lembrar da impagável final da Taça João Havelange em que o Vasco entrou em campo com a marca do SBT em seu uniforme - e a torcida vascaína fez a Globo cortar o áudio da transmissão, cantando durante todo o jogo músicas de Sílvio Santos.

3 comentários:

Marcos Monnerat disse...

Realmente um contrato do Ronaldo com o SBT seria trágico para o Corinthans. Não se deve esquecer do Carnaval de 2001 em que a Tradição homenageou o Silvo. Simplesmente o desfile da Tradição não foi transmitido pela Globo, que ignorou solenemente a escola.

Sinceramente, acho pouco provável que ele realmente assine com o SBT.

Pablo Alcântara disse...

Se isso mesmo acontecer, a Globo vai se sentir mais ou menos como a direção do Flamengo se sentiu. Velou, adulou e levou uma facada nas costas.

Artur disse...

Isso seria bom para parar o puxasaquismo que acontece na rede nacional, hoje assistindo a um programa de esporte estavam falando de grandes contratações nos últimos anos e citaram o Adriano mas quando ele veio e ficou 6 meses no SP, isso é uma coisa medíocre q mostra como nossa imprensa é manipuladora. E ainda falam que o Mengão é ajudado pela Globo, pelo amor.