O Grêmio pode ir longe

Sem Maicosuel e Reinaldo - ou seja, dois terços do trio que fez sucesso (a maior parte do tempo jogando contra times pequenos) no Estadual -, o Botafogo se tornou um time arrumadinho pra defender, mas péssimo para atacar. Com a bola, insistem em jogar pelo meio em todas as jogadas, tentando repetidamente fazer jogadas de pivô na meia-lua com um atacante sozinho no meio de dois ou três marcadores. Em determinado momento, Victor Simões - justamente o mais grosso do antigo trio - se tornou o homem de criação no meio-campo. Não tinha como dar certo. Os lances mais perigosos acabaram sendo mesmo chutes de muito, muito longe de Juninho. Mas como o cara tá realmente numa fase de chutar bem, até conseguiu levar perigo mais de uma vez, até acertando a trave em uma oportunidade.

Com isso, o Botafogo até conseguiu equilibrar a posse de bola em todo o primeiro tempo e parte do segundo - mas o Grêmio foi sempre muito mais perigoso quando atacava. E, depois que conseguiu seu gol - de um jeito que já estava perigando antes: bolas mal-afastadas pela defesa do Botafogo, que caíam sempre nos pés de algum gremista pronto pra pegar o rebote na entrada da área -, passou a dominar completamente o jogo. O Botafogo parece ter entregue os pontos e o segundo gol (numa jogada bonita, principalmente pelo passe de letra do argentino Maxi Lopes) até demorou pra sair.

O Botafogo, tá claro, não tem time pra brigar por título ou Libertadores. Já o Grêmio... A atuação de ontem foi bem interessante, marcando sempre firme e sabendo jogar pelas pontas, com jogadas de ultrapassagem pelos dois lados. Parece um time chato de ser batido. E manteve a base vice-campeã do ano passado, trouxe reforços e ainda trocou Celso Roth por Paulo Autuori, de quem sou fã. É claro que ainda está tudo só no começo, o técnico acabou de chegar e a campanha no Brasileiro ainda pode ser muito influenciada pelo fator Libertadores - pode poupar gente por vários jogos se for longe e perder pontos importantes, pode se desligar do resto do campeonato se ganhar e for pro Mundial, pode desandar tudo por uma eliminação inesperada. Mas é um time com cara de que pode brigar lá em cima.


Nenhum comentário: