Introdução: O balanço financeiro do Flamengo em 2008

Com que time o Flamengo irá disputar o Brasileiro deste ano? Com o campeonato pra começar, este é o tema de discussão do momento entre os torcedores.

Com a chegada de Adriano, o problema de centro-avante está resolvido. Pra disputar o título, basta manter os titulares - Bruno, Léo Moura, Angelim, Juan, Aírton, Willians, Íbson, Kléberson - e reforçar em algumas poucas posições carentes. Muitos sentem falta de um verdadeiro meia de criação, de preferência bom de bola parada. Com a saída de Fábio Luciano, seria bom se chegasse um zagueiro experiente e de alto nível. Emerson pode até ser o cara, mas talvez seja necessário um bom segundo atacante, para abrir espaços e criar oportunidades para Adriano. E, pra completar, tá na cara que falta um reserva pra Juan - afinal, o Brasileiro de pontos corridos não se ganha só com os titulares, há que ter boas peças de reposição. Pra livrar espaço na folha de pagamentos pra chegada destes reforços, o negócio é se livrar de jogadores como Jônatas, Josiel, Maxi e outros.

Alguém discorda?

Mas - este tipo de conversa está dentro da realidade?

Foi divulgado no fim do mês passado o balanço do Flamengo, referente ao ano de 2008 - está disponível pra quem quiser olhar neste link. Nos próximos posts, vou escrever um pouco sobre os números da realidade do clube.

Pra antecipar:

- A dívida cresceu, e muito, em 2008 - e se vender tudo, vai continuar devendo. Bastante;
- O crescimento da dívida acompanhou o crescimento das despesas do futebol;
- O Flamengo gasta com os salários do time, hoje, muito mais do que quase todos os seus concorrentes;
- A situação do clube social e dos esportes amadores já é contornável;
- Sem vendas de jogadores, a situação hoje seria muito pior;
- E o balanço dá uma dica do que pode estar sendo negociado com o novo patrocinador.

Nenhum comentário: