Copa do Brasil - Oitavas-de-final - 2o. jogo - Fortaleza 0 x 3 Flamengo

Foi um dia apenas de boas notícias, afinal. A chegada de Adriano finalmente resolveu-se, e a classificação na Copa do Brasil veio mais tranquila do que se poderia esperar. Além disso, Cuca ainda tentou mais uma mudança no ataque, mostrando que o título carioca não o impediu de ver que o time ainda precisa melhorar bastante na frente.

Éverton, a novidade do treinador para o jogo, entrou justamente para criar as jogadas pelas pontas que andaram faltando. Até se mexeu bem e deu pinta, no início, de que poderia mesmo melhorar o ataque rubro-negro. Mas foi errando todos os passes que tentava, o que anulou sua movimentação. Enquanto isso, Juan entrou pra jogar pelo meio, armando o time - mas sem conseguir muita coisa com isso no primeiro tempo, até porque insistia em carregar demais a bola em um gramado ruim, que atrapalhava o domínio em velocidade.

Talvez influenciado pelas lembranças de Cabañas que andaram saindo na imprensa hoje, o técnico Mirandinha decidiu entrar com o gordo centro-avante Luiz Carlos no ataque do Fortaleza. Pode ter sido a sorte do Flamengo, pois o normal seria o adversário ter um jogador mais rápido jogando pelas pontas, que poderia ter aproveitado o espaço pela esquerda da defesa rubro-negra - por onde, mesmo com Willians se desdobrando, surgiram algumas jogadas de perigo. A verdade é que no primeiro tempo, em que os dois times deram impressão de terem muito medo de levar o primeiro gol, as melhores chances foram todas do Fortaleza - o Flamengo não conseguiu concluir uma vez sequer de dentro da área adversária.

Só que, no início do segundo tempo, Juan começou a resolver o jogo justo em sua primeira arrancada pelo meio que deu certo: ele correu com a bola, tabelou com Emerson e deu o passe para Kléberson fazer o gol que dava tranquilidade ao time. Depois disso, passou a ocupar mais seu espaço pela esquerda, acertando o time defensivamente, e daí em diante o Flamengo sempre esteve mais perto de ampliar a vantagem do que de sofrer o empate. A situação ficou melhor ainda quando o mesmo Juan conseguiu a expulsão de um jogador do Fortaleza, sofrendo falta dura no ataque; e resolveu-se novamente com Juan, que sofreu pênalti e converteu.

E uma coisa boa de ver foram as chances surgidas com cobranças de escanteio de Íbson, que já há alguns jogos tomou o posto de Léo Moura como batedor oficial pela esquerda. Foram três boas oportunidades surgidas de cobranças do meia, antes de mais uma dar no terceiro gol, de Emerson. A partir daí, e com as entradas de Obina e Zé Roberto, o Fortaleza ficou completamente entregue em campo e assistia o Flamengo se revezar entre dar olé e perder chances de gol por preciosismo.

O próximo adversário é o Inter, de Nilmar e D´Alessandro, que vem pintando em todas as listas de favoritos do Brasileiro neste ano. Antes disso, tem a estreia no Brasileiro, em Minas, contra o Cruzeiro - outro visto por todos como top da competição. A temporada vai começar a apresentar testes bem mais duros daqui pra frente.

6/5/2009 - 21h45 - Fortaleza 0 x 3 Flamengo
Castelão - Fortaleza, CE
Público/Renda: 46.358 pagantes / R$ 918.400,00

Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa/PR)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho (PR) e José Carlos Dias Passos (PR)
Cartões Amarelos: Everton (FLA)
Cartões Vermelhos: Júlio, 15'/2ºT (FOR)

Gols: Kleberson, 1'/2ºT (0-1); Juan, 23'/2ºT (0-2), Emerson, 27'/2ºT (0-3).

Fortaleza: Douglas; Maisena (Vanderlei, 11'/2ºT), Gilmak, Edson e Guto; Coutinho, Euzébio, Bismark (Álvaro, 33'/2ºT) e Júlio; Marcelo Nicácio (Sidnei, 39'/2ºT) e Luís Carlos. Técnico: Mirandinha.

Flamengo: Bruno, Aírton, Welinton, e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Willians (Toró, 34'/2ºT), Kleberson, Ibson e Juan; Everton (Zé Roberto, 25'/2ºT) e Emerson (Obina, 29'/2ºT). Técnico: Cuca.

Nenhum comentário: