Brasileiro 2009 - 3a. rodada - Santo André 1 x 2 Flamengo

Desde o jogo de volta contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil, que o Flamengo não conseguia uma vitória. Na verdade, desde as finais do Carioca, em que conseguiu dois empates, foram 8 jogos e apenas uma vitória. Foi bom ver o time vencer - é hora de olhar pro Brasileiro, de pontos corridos, então é bom voltar a pegar esse costume.

Cuca surpreendeu escalando Josiel no ataque, ao lado de Obina. Surpreendeu mais ainda a postura de Josiel em campo, logo de início - se movimentando fora da área, principalmente pela esquerda, enquanto Obina ficava mais fixo (e apagado) no meio. Depois de um início não muito bom, o time foi se encontrando e começou a tocar bem a bola e ter um certo domínio, até Josiel fazer de cabeça o 1x0, em um escanteio. A partir daí, o time caiu e, enquanto os comentaristas do Sportv falavam em "domínio" e "vitória tranquila" do Flamengo, o Santo André ia rondando a área rubro-negra com perigo. O empate, no finzinho do primeiro tempo, foi justo.

E, na volta do intervalo, o domínio era todo do Santo André, que ameaçou marcar duas vezes em bobeiras de Aírton (que não manteve o nível das últimas atuações e foi auto-suficiente demais hoje) e Bruno. Na única chance que o Flamengo construiu, em jogada de Éverton Silva pela direita, Obina chutou por cima de maneira bisonha - só pra deixar bem claro o contraste entre sua péssima atuação e a de Josiel, que jogou sua melhor partida desde que chegou ao clube. Na sequência do lance em que o Flamengo levou uma bola na trave na tal bobeira de Bruno, Íbson puxou um contra-ataque rápido e deu uma enfiada sensacional para Josiel. E, com a bola quicando à sua frente graças ao gramado ruim, o centro-avante tocou por cima do goleiro, marcando um belo gol.

A partir daí, o jogo mudou. Foi um balde de água fria no Santo André, que era melhor até então, mas se perdeu dali em diante. O Flamengo adiantou a marcação, passou a controlar totalmente e criou chances para ampliar o placar. No fim, ficou mesmo a impressão de uma vitória tranquila, porque o adversário não deu a menor impressão de que poderia empatar o jogo.


A vida sem Léo Moura e Juan

Há anos que o esquema do Flamengo é montado em função de Léo Moura e Juan. E hoje foi dia de ver como o time pode funcionar sem os dois.

Éverton Silva foi muito bem. Não procurou afunilar tanto o jogo quanto o titular e chegou à linha de fundo com uma frequência que não se vê em Léo Moura há muito, muito tempo. Impressionante ainda o seu preparo físico - aos 40 do segundo tempo, ainda tinha fôlego pra dar piques longos e deixar pra trás seus marcadores. Na boa: esquecendo o nome ou uma possível vontade de não desvalorizar um jogador que pode valer algo na janela de transferências no meio do ano, não há motivo para Éverton Silva ser hoje banco de Léo Moura.

O outro Éverton teve o mérito de também se manter aberto pela esquerda, como Juan não tem feito, o que já ajuda na movimentação do time. Mas foi bem mais discreto que que o xará destro e ainda deixou mais espaços em suas costas. Foi pela esquerda da defesa do Flamengo que o Santo André mais teve espaço pra trabalhar.


Ainda comentários individuais

Josiel pode ter ganho a vaga de titular no ataque ao lado de Adrian, até por ter jogado boa parte do tempo já se movimentando em torno de um centro-avante mais fixo. Não sou nada fã de seu futebol, mas hoje foi realmente muito bem - e não só pelos gols. Na verdade, tirando as conclusões ruins, ele já havia jogado bem contra o Avaí. Mas hoje a bola entrou.

Além dele e de Éverton Silva, foram muito bem Íbson e Willians - que apareceu bastante não só na marcação no meio, mas também se revezando na lateral direita com Éverton Silva, tanto na marcação quanto no apoio. Já Kléberson, surpreendentemente fazendo marcação individual em Marcelinho Carioca (o normal é Willians fazer este tipo de trabalho), acabou sendo bem discreto.




24/5/2009 - 18h30 - Santo André 1 x 2 Flamengo
Estádio Bruno José Daniel - Santo André, SP
Renda/público: R$ 197.685,00 / 8.819 pagantes 

Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Assistentes: Adson Marcio Lopes Leal (BA) e Raimundo Carneiro de Oliveira (BA)
Cartões amarelos: Dionísio, Ricardo (STA); Willians, Toró, Erick Flores (FLA)

Gols: Josiel, 31'/1ºT (0-1); Ricardo Conceição, 43'/1ºT (1-1); Josiel, 20'/2ºT (1-2).

Santo André: Neneca; Dionísio (Júnior Dutra, 36'/2ºT), Cesinha, Marcel e Gustavo Nery; Fernando, Ricardo Conceição, Marcelinho Carioca e Pablo Escobar (Rodriguinho, 29'/2ºT); Antonio Flávio (Ricardo, 18'/2ºT) e Nunes. Técnico: Sérgio Guedes.

Flamengo: Bruno, Everton Silva, Aírton, Ronaldo Angelim e Everton (Fierro, 34'/2ºT); Toró (Welinton, 25'/2ºT), Willians, Kleberson e Ibson; Josiel (Erick Flores) e Obina (Erick Flores, 14'/2ºT). Técnico: Cuca.

2 comentários:

voo do urubu disse...

O time se ajeita. Nenhuma falta fizeram os laterais, ou alas, ou marrentinhos.

Saudações rubronegras!

Anônimo disse...

O Obina mais uma vez foi aquela MERDA!!!
O comentario ontem de toda a imprensa é que o Flamengo entrou ontem em campo com um jogador a menos (Obina).
Está ficando ridiculo este cara permanecer no clube.

FORA OBINA