Time misto?

Cuca está em dúvida: com a vaga para a semi-final da Taça Rio assegurada, ele deve ou não escalar um time misto no clássico do fim-de-semana?

Na verdade, o time vai ser mesmo obrigado a entrar sem boa parte de seus titulares. Bruno, Juan e Íbson estão suspensos, e Zé Roberto segue machucado. Portanto, de qualquer forma, não será a equipe titular que enfrentará o Fluminense. Mas, fosse eu o técnico, entraria com o melhor que tivesse à disposição.

Foram três boas vitórias nos últimos três jogos. Não foi tudo um mar de rosas; o time teve problemas no segundo tempo contra o Madureira, fez um primeiro tempo ruim contra o Resende e penou para abrir o placar contra o Americano. Mas não dá pra negar que houve muitos méritos nas três partidas, em que o time dominou sempre o adversário e criou muitas chances.

Porém, foram três jogos em que o adversário esperou sempre o Flamengo em seu próprio campo. Para ser campeão - da Taça Rio, do Estadual ou, não esqueçamos do mais importante, da Copa do Brasil e do Brasileiro -, vai ser preciso saber jogar contra equipes que tenham outra postura, que também busquem o ataque. Ou até mesmo que saibam contra-atacar com mais eficiência do que estes times pequenos do Rio - contra o Americano principalmente, os espaços eram generosos e sempre desperdiçados pela ruindade de Cafezinho e companhia. 

O jogo contra o Fluminense, mesmo não valendo nada, é uma chance de ver o time enfrentando este tipo de desafio. Entrar com os titulares pode custar um ou outro desfalque para a semi-final? Talvez. Mas jogar com os reservas significará ir para os jogos que importam sem testes verdadeiros. É bom dizer que o único jogo à vera mesmo que o Flamengo enfrentou este ano foi o último clássico, contra o Vasco - que, por conta das expulsões todas, acabou sendo uma partida atípica, como gostam de dizer por aí.

Em 2009, o time de Cuca ainda não teve nenhum confronto pra valer. Eles vão chegar, e é bom estar preparado.

* * * * * * * * * * * * * * *

A notícia que escrevi por aqui anteontem, ao que parece, se confirmou: o Flamengo enfrentará o Fluminense sem o patrocínio da Petrobras estampado em sua camisa. Estou curioso pra ver como isso vai ficar - pelo que soube, o "Petrobras" das costas e o "BR" do peito serão cobertos de maneira um tanto improvisada. Mas, em 2008, isso já havia acontecido - houve jogo em que havia a necessidade de trocar a marca "Cartões Petrobras" por "Lubrax", a Nike não enviou os uniformes com a mudança a tempo e, por isso, o pessoal do clube fez a alteração "na mão", como deve acontecer para o jogo de domingo. E ninguém notou muito a diferença.

Isso pode significar que o Flamengo já tem outra empresa engatilhada para aparecer nos uniformes - ou que quer apenas sinalizar de vez para o mercado que o espaço está vago. Que não iam assinar com a Petrobras, já estava claro pra quase todos que estão lá dentro há tempos. 

Nenhum comentário: