O passeio do Botafogo

Meu palpite não podia ter dado mais errado. O Vasco foi atropelado hoje no Maracanã, de uma maneira que ninguém esperava. Nessa, a moral do Botafogo, que andava por baixo, levantou. E a Dorival Júnior e companhia, resta se concentrar mesmo no que é mais importante na temporada - a Série B e a Copa do Brasil.

O primeiro tempo foi um jogo simplesmente lamentável. Dois times fazendo faltas seguidas e apelando pra chutões pra frente o tempo inteiro. E o pior é que, quando tentavam sair jogando, se via que o melhor era mesmo insistir nos bicos pro alto - porque os erros na saída de bola, dos dois lados, eram constantes e geravam as melhores chances de gol do jogo. O Vasco tinha Carlos Alberto marcado individualmente, Jefferson apagado e Nílton muito mal; com isso, seu meio-campo se saiu muito pior do que nos jogos anteriores. Mesmo assim, até era o time que conseguia chegar mais perto da área adversária - até Maicossuel fazer um golaço em jogada individual. Um tempo depois, o jogo equilibrado, e um dos erros em saída de bola deu na jogada do 2x0.

Pro segundo tempo, Jefferson passou a participar mais da saída de bola, Pimpão recuou pra participar mais da armação do time, os erros de passe diminuíram, a marcação se adiantou para o campo do Botafogo e o Vasco passou a pressionar. Em 8 minutos, três belas chances de gol - duas cabeçadas de Nílton e um lance quase idêntico ao do segundo gol do Botafogo, mas desperdiçado por Jefferson. Se aquela bola entra, o resultado final poderia ter sido outro. Só que, aos 10, o zagueiro Leonardo foi expulso e o jogo acabou. Logo depois saiu o 3x0, o quarto gol veio num contra-ataque e poderiam ter vindo mais. A partir do momento em que ficou com um a mais em campo, o Botafogo deu uma exibição - que só veio graças às circunstâncias do jogo, só quando o time tinha uma grande vantagem no placar e um jogador a mais em campo, mas foi uma exibição.

* * * * * * * * * * * * *

No intervalo de Vasco x Botafogo, assisti a uns 20 minutos de Santos x Palmeiras.

Na boa: se esses dois jogos simultâneos servirem de algum parâmetro, a situação dos cariocas no Brasileiro vai ser complicada. Tá certo que o segundo tempo do Maracanã foi um tantinho melhor que o primeiro. Mas o tempo todo em que vi o jogo da Vila Belmiro, comparava em minha cabeça com o que tinha visto até então da partida no Rio e ficava impressionado. A diferença no acerto dos passes, nas matadas, na saída de bola sem chutões dos dois times, no número menor de faltas - tudo era gritante.

Ney Franco já andou dizendo por aí que tem um dos melhores meios de campo do Brasil. Sei não.

Nenhum comentário: