Mais marketing - bolas dentro, bola fora

Ontem, escrevi sobre os resultados do marketing no basquete - comentando que também há um movimento no futebol para criar novas receitas. E hoje apareceram duas novidades relativas a este trabalho.

A Promoção Manto Sagrado, que está dando as camisas usadas durante os jogos para quem envia mensagens por vídeo, SMS e correio de voz, ganhou um novo Twitter para avisar os torcedores de suas novidades. É parte do esforço para divulgar os concursos nas redes sociais e assim aumentar a participação. É mais um meio para espalhar a mensagem - além da mídia que vem da parceria com o grupo O Dia (tem saído anúncio no jornal Meia-Hora, por exemplo) e do uso de outros espaços que o clube possui. Por exemplo: durante as coletivas após o Fla-Flu, havia preso ao microfone uma tag com o endereço flamantosagrado.com.br estampado, em um local que muitos clubes costumam usar para divulgar as marcas de seus patrocinadores (fica difícil para a TV cortar da imagem o microfone que está na frente da boca do entrevistado - os painéis ao fundo, eles já procuram esconder ao máximo com seus ângulos em que é possível ver em detalhes todos os pelos na narina do sujeito).

Foi divulgado ainda que o marketing prepara uma linha de produtos para homenagear Fábio Luciano, que está (está mesmo?) prestes a se aposentar. Não valeria tentar uma venda casada de camisas, por exemplo, com ingressos para um jogo de despedida para o capitão? Poderia ser até o primeiro jogo do time no Maracanã pelo Brasileiro, por exemplo. 


* * * * * * * * * * * * *

Mas tem horas em que as bolas fora são até inacreditáveis. O Flamengo fracassou em conseguir um efeito suspensivo que permitisse ao técnico Cuca voltar a ficar na beira do gramado nos próximos jogos. Pra piorar, a punição ao treinador pode aumentar por ele ter descido ao vestiário do time no domingo, enquanto estava suspenso. E qual é a prova de que isso aconteceu? Um vídeo divulgado pela FlaTV, um veículo oficial do clube! Coisa de maluco.

Não que eu ache que isso faz alguma diferença. Se eu fosse técnico, é provável que decidisse assistir mesmo aos jogos sempre lá de cima, onde a visão é muito melhor. E ainda tem a galera supersticiosa (com um viés meio botafoguense, eu diria) que está achando até bom que Cuca não seja oficialmente o técnico do time na hora da decisão.

Um comentário:

Alan disse...

Ainda não to levando fé na aposentadoria do Capitão não. Na verdade, to mais é com a fé cega de torcedor que diz que ele vai continuar.

Mas, caso isso não ocorra, será que a diretoria não consegue convencer ele a encerrar a carreira no jogo número 100 não? Tá tão perto já, deve cair lá pela quinta ou sexta rodada do Brasileirão...