Roteiro

O assunto do dia no futebol é, claro, o gol de ontem de Ronaldo - a mesma foto deve estar na capa de todos os jornais do país.

Eu já tinha visto os minutinhos que ele jogou contra o Itumbiara, no meio de semana - o jogo do Flamengo estava resolvido e muito chato. Naquele dia, de modo geral, os comentários se dividiam entre os que comemoravam o simples fato dele ter pisado em campo e outros que preferiam chamar a atenção para a escandalosa barriga do cara.

Pois eu já achei que, tirando a primeira bola que ele matou errado e uma tentativa de cabeçada bizarra, ele foi bem. Tentou jogadas individuais, chegou a fazer uma que poderia dar em gol se o juiz não marcasse uma falta inexistente - e colocando a bola na frente contra o zagueiro, um negócio que parecia fisicamente impossível. 

Não foi uma atuação de gala, nada disso, mas foi algo que me impressionou:  mesmo gordo daquele jeito, mesmo ofegante um minuto depois de entrar em campo, ele já me parecia obviamente bem melhor que todos os outros do time. 

A atuação de ontem, eu vi no VT hoje de manhã. Novamente, poucos minutos. Uma bola no travessão, uma boa jogada de linha de fundo. E o gol improvável de cabeça - ele que não sabe cabecear.

A verdade é que Ronaldo é dado a momentos que parecem escritos por roteiristas. O de ontem ainda teve a tirada cômica do alambrado caindo após a comemoração. O cara que escreveu essa é bom.

É isso: Ronaldo, é óbvio, jogou muito mais bola do que qualquer um em atividade no país. Sempre que conseguir entrar em campo, vai ter tudo pra mostrar isso - que é bem superior aos outros. Mas, por enquanto, só tá dando pra esses poucos minutos mesmo - que ontem foram bons minutos, coroados por um gol ganho de presente. O cara tá gordo. Muito gordo. Pelo jeito, vai demorar e muito pra ter condição de jogar pra valer, entrando de início. É até perigoso, pra alguém com o histórico de contusões que ele tem, jogar muito tempo com tanto peso extra pros joelhos suportarem.

E aí é ver se ele consegue quebrar a estatística que mostra que ele não consegue uma sequência de jogos há, sei lá, dez anos. Nem mesmo na época da Copa de 2002 ele conseguiu ir bem em clube. Aquele mês que passou na Coréia e no Japão foi algo fora do comum - ele não jogou naquele nível nem antes, nem depois. 

Eu não botaria muita fé. Mas vai saber.


* * * * * * * * * * * * * * 

Ronaldo ainda tem mais um ponto a favor, pra se destacar nesses jogos do Corinthians.

Ele entra sempre no lugar do Souza. 

Por contraste, ele sempre vai aparecer bem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tomara que se machuque denovo, traidor safado!

Anônimo disse...

Nunca mais ouse se dizer flamenguista!
Traidor!

Anônimo disse...

TRAIDOR!!!!!!
Ainda bem que nao ficou no Mais Querido do Brasil, um cara com um carater desse nao merece vestir o manto!
Vai procurar travecos na casa do ...

Marcos Monnerat disse...

É, a galera ficou irada com o cara mesmo... Agora, me digam uma coisa: considerando a situação financeira atual do Flamengo, vocês queriam mesmo que ele ficasse por aqui?! Mais um gordo com salário astronômico pra fazer corpo mole por atrasos de salários?

Ainda bem que foi pro Corinthans...