O novo Fluminense

Pode ser que eu esteja enganado. Mas este Fluminense, com Parreira de técnico, é um time que tem tudo pra ser um dos mais fortes do Brasileiro que vem por aí. Material humano ele tem de sobra, e o treinador me parece o ideal pra dar regularidade para uma competição longa, de pontos corridos. 

Hoje, apesar do susto de sair atrás do Macaé, o time criou chances o jogo inteiro e mostrou que a combinação entre Conca, Thiago Neves e Fred vai ser de dar pesadelos a qualquer um. Mesmo tendo os três, ainda havia mais opções de jogo pelas duas laterais, com os laterais Mariano e Leandro e a ajuda de Éverton Santos.

A coisa melhorou no segundo tempo, com a entrada de Leandro Bonfim - que já mostrava no Vasco que é bom jogador, apesar de ter passado muito tempo sem jogar, e que eu aposto que se tornará titular em algum momento. Hoje, ele foi importantíssimo dando ao meio-campo o toque de bola que falta com apenas Conca e Thiago Neves para armar - pois os dois são de jogar mais perto do ataque mesmo, não no meio. Bonfim foi o grande responsável pelas viradas de jogo constantes que abriram a defesa do Macaé no segundo tempo, especialmente a partir da expulsão de André Gomes (lembram dele?).

Neste momento, Parreira foi muito bem, ao tirar os dois laterais para colocar dois jogadores de frente - Maicon e Marquinho -, bem abertos, um de cada lado. Com a bola girando de um lado pro outro, com um índice baixíssimo de erro de passe, os gols foram questão de tempo.

E há Fred. No primeiro tempo, mal conseguiu participar do jogo. Mas, no segundo, com a subida de produção do time e o adversário com um a menos, passou a pegar mais na bola. Mostrou como um centro-avante pode jogar fixo na área sem se entregar à marcação. Se mexeu, fez bem o pivô em vários lances e aproveitou duas das chances que teve - sendo a segunda um daqueles gols que parecem fáceis, mas só o são pra quem sabe jogar na área.


* * * * * * * * * * * * * * *

O Fluminense é um clube falido. Talvez mais até que o Flamengo. Não há dia em que não saiam notícias sobre dívidas, penhoras e por aí vai. A última foi sobre um caso enguiçado desde a Libertadores do ano passado - uma dívida milionária com Branco.

Mas eles têm, com a Unimed, um contrato que dá o efeito oposto ao da Petrobras com o Flamengo. Enquanto na Gávea contam com o dinheiro da estatal, ele não entra e causa toda a instabilidade pelo atraso de salários, nas Laranjeiras é o plano de saúde que garante tudo em dia, apesar da situação financeira caótica interna,  graças ao dinheiro que vai direto pra conta dos jogadores, sem passar pelo caixa do clube.

Por conta disso, o Fluminense segue com um time forte, estrelas caras recebendo em dia, que têm tudo pra apresentar bons resultados em campo este ano. É uma situação um tanto enganadora, que vai mascarando os problemas gigantescos, que crescem internamente e vão estourar em algum momento, mais cedo ou mais tarde.

Enquanto a Unimed estiver por lá, vai dando pra empurrar assim com a barriga. Mas no dia em que forem embora...

Nenhum comentário: