Estadual 2009 - Taça Rio - 2a. rodada - Flamengo 1 x 1 Tigres

É óbvio que empatar com o Tigres, no Maracanã, nunca vai poder ser considerado normal. A verdade é que o time deixou de mostrar, ontem, as principais qualidades dos últimos jogos. A marcação-pressão na saída de bola do adversário não apareceu - e é mesmo mais complicada de fazer em um campo grande como o do Maracanã; as jogadas pela direita deixaram de acontecer com a mesma eficiência; e, principalmente, o aproveitamento nas conclusões não foi o mesmo. 

Sem Íbson, para que o time dependesse só de Kléberson na armação, Léo Moura realmente começou muito mais no meio-campo, como eu pedia. Foi visto diversas vezes até pela esquerda. E não deu certo - ele não criou basicamente nada. O time realmente deixou de ser torto, mas não porque passaram a sair mais jogadas pela esquerda -  e sim porque as pela direita sumiram. Sem a presença constante de Léo por ali, Éverton e até Willians foram mais tímidos no apoio. Os lances de maior perigo, tirando o pênalti perdido e escanteios, ficaram mesmo por conta de Kléberson - que não teve a mesma movimentação nem participou da saída de bola como Íbson, mas até jogou razoavelmente bem no primeiro tempo e deu passes para Josiel perder duas boas chances dentro da área. 

De qualquer forma, mesmo com o Flamengo não jogando bem, o Tigres não ameaçava em nenhum momento e só conseguiu fazer seu gol graças a uma bizarra falha de Bruno. Josiel ainda conseguiu empatar, em um belo gol de centroavante (reparem, no vídeo, na movimentação dele dentro da área para se antecipar ao zagueiro, antes de dar aquela pedrada de cabeça), o que poderia ter dado tranquilidade para o time chegar à vitória no segundo tempo. 

Mas a pressão foi um tanto desordenada, e o time foi ficando até mais confuso com as substituições de Cuca - Obina, que entrou pra tentar desencantar lá na frente, foi visto armando o jogo no meio-campo por diversas vezes. Mesmo assim, houve chances para desempatar, mas as finalizações - com Josiel, Éverton Silva, Zé Roberto... - foram ruins. E o goleiro do Tigres ainda apareceu no finzinho com um milagre, em um lance em que o gol de Maxi parecia certo.

Foi mesmo uma atuação decepcionante, logo depois daquele que tinha sido o melhor jogo do ano. Mas a verdade é que, nas vitórias, o que vinha acontecendo é que o time aproveitava as chances que apareciam. Ontem, isso não aconteceu.



15/3/2009 - 16h - Flamengo 1 x 1 Tigres
Maracanã - Rio de Janeiro, RJ
Renda/público: R$ 140.672,00 / 11.717 pagantes

Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Auxiliares: Edinei Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Gilberto Stina Pereira (RJ)
Cartões amarelos: Kleberson (FLA); Gilcimar, Leandro Chaves, Pedrão (TIG)

Gols: Leandro Chaves, 26'/1ºT (0-1); Josiel, 39'/1ºT (1-1).

Flamengo: Bruno, Everton Silva (Obina, 18'/2ºT), Fábio Luciano, Welinton e Juan; Aírton, Willians, Kleberson (Fierro, 27'/2ºT) e Leonardo Moura; Zé Roberto e Josiel (Maxi, 35'/2ºT). Técnico: Cuca.

Tigres: Marcos Paulo, Oziel, Pedrão, Zé Carlos e Edson; Leão, Denis (Fábio, 33'/2ºT), Jaílson e Clayton (Sorato, 34'/2ºT); Gilcimar (Joaélton, 28'/2ºT) e Leandro Chaves. Técnico: Carlos Alberto.

Nenhum comentário: