Um pouco sobre o Friburguense

Domingo é a estréia do Flamengo no Estadual. E o Flamengo, todo mundo conhece. Mas e quanto ao Friburguense, que também estará fazendo sua primeira partida no campeonato - desse, você sabe alguma coisa? Eu, muito pouco. 

- Após o estadual do ano passado, disputaram a Copa Rio, que conta com diversos times pequenos do estado. Foram eliminados na quarta fase. A média de público do time nos jogos em seu estádio foi de 84 pessoas.

- Depois da Copa Rio, seus jogadores foram emprestados para times que disputaram a série B do Rio - Nova Iguaçu, Angra, Boa Vista, Macaé, CFZ e Bangu. Neste intervalo, o técnico Cleimar Rocha, que está há quatro anos no comando do time, continuou trabalhando no clube, coordenando as divisões de base e observando garotos que pudessem ser aproveitados no time principal. A preparação para o Estadual começou em novembro. 

- Foram quatro os amistosos de preparação. O time perdeu todos por 1x0 - para Madureira, Cabofriense e duas vezes para a seleção brasileira sub-20.

- Foi de lá que veio Éverton, lateral direito contratado para a reserva de Léo Moura. E ainda joga por lá Adriano, o velho goleiro que fechou o gol no Fla-Flu de estréia de Romário, em 95. 

- Em seu site oficial, o clube disponibiliza a relação de receitas e despesas do clube, mês a mês - a última atualização é de novembro do ano passado. Embora o GloboEsporte diga que o clube gasta R$70 mil mensais com seu time, o valor máximo que aparece nesta prestação de contas como "folha salarial" é de R$15 mil - fora os valores de INSS, FGTS e PIS, que são colocados separadamente.

- O site oficial do Friburguense, aliás, tem um volume de acessos até comparável ao deste blog que você está lendo agora - isso durante a disputa do estadual. No meio do ano, o acesso cai mais ou menos pra um quarto do que consegue nos períodos de maior visibilidade.

- O hino do clube traz em sua letra rima "orgulho de nossa terra" com "salve o tricolor da Serra". Ouve só.

- Até hoje, nunca derrotaram o Flamengo. Em 24 jogos, perderam 21 e empataram 3.

Nenhum comentário: