Por que Vandinho pode deixar o Flamengo

Começou um movimento na Internet, com tópicos em comunidades e textos em blogs, para a permanência de Vandinho no Flamengo. Há aqueles que acham que o cara é o artilheiro do Brasil, tem tudo pra arrebentar e é o fim da picada mandar embora um craque como ele, com cheiro de gol. E há os que simplesmente acham que ele é melhorzinho que outros que vão ficar por lá - como Josiel, Maxi, Tardelli.

A questão é a seguinte: o Flamengo está se descobrindo, nesse início de ano, sem grana alguma. Boa parte das receitas já foi adiantada, os salários não são pagos desde novembro, falta pagar pelas contratações feitas em meio ao Brasileiro (como Fierro e Sambueza). O contrato com a Petrobras não foi renovado ainda e, diz-se, o seu novo valor deve ser ainda menor do que em 2008, ao contrário do aumento que esperavam. Tem ainda a Timemania batendo à porta, a falta da Libertadores e por aí vai.

Assim sendo, o esforço está sendo feito para enxugar a folha, sem perder nenhum dos titulares. Já conseguiram empurrar Jaílton, Fernandão, Fernandinho. Liberaram Luisinho, Dininho, Leonardo. E estão tentando passar adiante Vandinho.

Mas por que ele, e não Josiel, por exemplo?

Porque Vandinho tem contrato até o fim do ano. Por conta disso, é mais facilmente "empurrável", até conseguindo algum trocado. Josiel, Maxi, Jônatas - todos só tem contrato até o meio do ano, e não há clube que vá querê-los emprestados só pra disputar as competições do primeiro semestre. Pra se livrar de Sambueza, o Flamengo está precisando dar um jeito de aumentar o tempo de seu empréstimo, ou não vai conseguir ninguém que o queira.

Além do mais, Vandinho ainda tem a seu favor uma imagem razoável, pelos gols que fez ano passado - mesmo não tendo conseguido se firmar no time do Flamengo. Ou seja: ele pode ir embora pelo simples fato de ser, entre os não-titulares, o cara mais fácil de arrumar alguém interessado.

Pode ser que estejam contando por lá com a entrada em vigor do contrato com a Olympikus, no meio do ano - que aliviaria as contas e permitiria algum reforço no elenco na época em que terminarão os contratos de Jônatas, Íbson, Maxi, Josiel, Sambueza, além das baixas que estão acontecendo agora. O time titular já estaria montado, já que ninguém dele está indo embora e apenas Íbson tem contrato acabando durante o ano, e seria um momento de compor o elenco para o Brasileiro, muito mais exigente do que os campeonatos deste início de ano.

Mas, de qualquer forma, é bom já estar preparado para viver com bem menos fartura de jogadores do que o Flamengo teve ao longo de 2008.


* * * * * * * * * * * * * * *

Quando Vandinho foi contratado, pelo que levantei de opiniões do pessoal de Santa Catarina, não me animou muito. O vendo em campo, realmente não me convenceu. Entre os que o Flamengo tem no elenco, diria que seria o primeiro reserva de Obina, e olhe lá. O que poderia ser o bastante para mantê-lo no elenco - mas sua possível saída, sinceramente, está longe de me comover.

Sendo prático: eu embarcaria com muito mais força em uma campanha "Fora, Tardelli" do que nessa "Fica, Vandinho".

Um comentário:

Waltinho disse...

O Tardelli é maior mascarado, tá sempre soltando uma piadinha de insatisfação, ora pela reserva ora pelo atraso no pagamento.
Mas entendi agora porque maxi,Josiel e jonatas ficaram. Valew