À espera de um milagre

- Pra começar, é preciso que o Flamengo vença o Atlético Paranaense. Jogar contra times paranaenses já foi algo mais "maldito" do que hoje em dia - mas o fato é que o rubro-negro do Paraná nunca foi derrotado pelo do Rio na Arena da Baixada, em 8 jogos. E já aconteceu lá o diabo pra evitar que o Flamengo quebre o tabu - difícil esquecer daquela pixotada do Júlio César no finzinho de um jogo que parecia garantido por lá, por exemplo.

Além disso, o Atlético-PR parece bem mais motivado para o jogo do que o Flamengo. Jogam sua permanência na primeira divisão, enquanto a esperança na Gávea de ir pra Libertadores parece bem vaga. Bruno, por exemplo, disse no dia seguinte à derrota para o Goiás que já não acreditava mais.

Pra completar, o Flamengo chega a Curitiba cheio de desfalques - sendo que, por mais que tenham sido contestados em boa parte da campanha, foram Obina, Íbson e Kléberson aqueles que conseguiram realmente se destacar nos últimos bons momentos do time. Caio Júnior vai ter que mandar a campo um time sem eles, reunindo gente que nunca atuou junto pra valer.

Pode dar Flamengo? Pode. Mas não diria que é o mais provável.


- O Flamengo tendo vencido, é preciso que haja um tropeço de Cruzeiro ou Palmeiras. Qual seria mais fácil de acontecer? 

Diria que os dois são mais que improváveis. Mas, se for pra haver alguma surpresa aí, eu diria que será no Palestra Itália. Por lá, o Palmeiras tem uma boa campanha (80% de aproveitamento), mas teve seus tropeços feios contra times com pretensões bem diferentes das suas, como Figueirense e Sport. A concentração por lá também parece não ser a ideal, com notícias já saindo sobre permanência ou não de Luxemburgo, possível transferência de Kléber, dificuldade pra renovar com Denílson e por aí vai. Alex Mineiro, artilheiro do time, está fora por suspensão. O Botafogo, é claro, é um time esfacelado. Mas de repente, por contar com mais reservas, pode ter mais gente a fim de mostrar serviço em busca de um lugarzinho no ano que vem. 

Já em Cruzeiro x Portuguesa, há pouco em que se pegar para acreditar no que parece impossível. Fellype Gabriel pode querer fazer seu filme com a torcida rubro-negra, quem sabe? Mas a verdade é que o Cruzeiro não tem dado mole no Mineirão há muito tempo e a Portuguesa, mesmo quando joga bem (e isso até veio acontecendo nesse fim de campeonato com alguma frequência), é uma máquina de perder gols.

Enfim: o que resta é mesmo rezar. Nunca foi tão apropriado como hoje ter como padroeiro o santo das causas impossíveis. Mas quem sabe ele ainda não arruma pro Flamengo um 2009 mais feliz?

Nenhum comentário: