O tão sonhado CT


Com o São Paulo chegando ao tri-campeonato, muita gente por aí entrou na discussão sobre sua "estrutura" - justamente o que faltaria para o Flamengo se credenciar à disputa do título brasileiro por pontos corridos. O Flamengo não teria chance de vencer porque não paga em dia, porque há interferências no trabalho, porque não tem um verdadeiro centro de treinamento. Outro dia, Bruno colocou a culpa de uma falta profissional sua nessa falta de CT.

E, nessa, a primeira notícia rubro-negra que li hoje é que o Flamengo está usando a Lei de Incentivo ao Esporte para captar dinheiro e concluir o Ninho do Urubu - o mesmo centro de treinamento para o qual, há tempos, a torcida bateu recordes do comércio online brasileiro comprando pulseirinhas rubro-negras. É o maior projeto do gênero aprovado pelo Ministério do Esporte; o Flamengo poderá captar até R$25 milhões, de pessoas físicas e jurídicas.

Mas o intrigante da notícia é: pela lei, os profissionais não poderão treinar lá. A estrutura será apenas para as divisões de base.

Qual seria então o plano para o treinamento dos profissionais? Continuar na Gávea, da maneira como está? Até onde sei, o projeto de revitalização da sede, que vem sendo discutido com as associações de moradores vizinhas, prevê por lá apenas um estádio para 12 mil pessoas - nada de CT. E, além do mais, está muito longe mesmo de sair do papel.

Fica a dúvida.

(Reparem: o Flamengo, na verdade, já se credenciou à disputa do Brasileiro. Chegou com chances de vencer a três rodadas do fim de um campeonato com 38, que durou 8 meses. Faltou o detalhe, algo a ser buscado ainda, e é claro que há muito o que melhorar em como se trabalha lá na Gávea. Mas é bom lembrar que só um pode ser campeão. "O Brasileiro é obrigação" é uma boa frase de efeito, e só.)

Nenhum comentário: