O Flamengo sem Fábio Luciano

Caio Júnior já deu entrevistas lamentando que o time ficará sem, segundo ele, suas principais referências em campo na partida de sábado, contra o Atlético-MG. São eles Juan, na seleção, e Fábio Luciano, suspenso.

Mas, olhando pra trás e lembrando dos jogos em que o time ficou sem seu capitão, cheguei a uma impressão curiosa: o time hoje sente muito mais a falta de Ronaldo Angelim do que de Fábio Luciano. Ao menos, é o que os resultados dizem.

Sem Angelim, o time não só costuma perder, como ainda leva gols em jogadas onde ele deveria estar. Foi assim contra Vitória, Cruzeiro, Palmeiras (em que saiu ainda no primeiro tempo) e Goiás. Reparem: 4 das 7 derrotas do Flamengo no campeonato ocorrreram na ausência de Angelim. Sempre que ele não esteve em campo, o time saiu derrotado.

Já sem Fábio Luciano, foram apenas dois jogos - duas vitórias, sobre Náutico e Atlético-PR, sem tomar nenhum gol nem passar qualquer complicação lá atrás. Claro, eram jogos em casa, contra adversários bem mais fracos. Mas é mais ou menos este o caso da próxima partida. 


As opções de Caio Júnior

Pelo treino tático de ontem, embora o esquecível Leonardo tenha dado entrevistas se animando a jogar, parece que a opção do treinador será por Dininho - a mais óbvia mesmo. Foi o que ele fez no jogo contra o Náutico, no Maracanã. Era a estréia do ex-palmeirense no time, que foi pouco ameaçado e venceu tranquilo por 3x0.

Mas eu cheguei até a desconfiar que Caio Júnior pudesse partir pra uma outra opção menos ortodoxa, não colocando outro zagueiro de ofício no time. Foi o que ele fez contra o Atlético-PR, em que finalmente admitiu-se que Jaílton agora é zagueiro; ele formou dupla com Angelim, enquanto o meio-campo era super-reforçado na marcação com Cristian, Aírton, Íbson e Jônatas. O jogo foi triste, uma tremenda pelada; mas o time também não sofreu gol nem foi ameaçado.

Algo nessa linha também poderia ser tentado agora, com um meio-campo com Aírton, Toró, Íbson e Kléberson. Seria abandonar momentaneamente o esquema de três zagueiros, mas tenho minhas desconfianças sobre o lento Dininho.

Nenhum comentário: