Brasileiro 2008 - 30a. rodada - Vasco 0 x 1 Flamengo

Depois da atuação desastrosa contra o Atlético-MG, o Flamengo voltou nesta rodada à rotina anterior: jogou o bastante apenas para vencer um adversário de medíocre pra baixo. Mais uma vitória em que "o importante são os três pontos", mas com uma atuação não muito animadora.

A verdade é que não há esquema montado pelo técnico que resista a tantos erros de passes fáceis. No início do jogo, eles apareceram algumas vezes ainda na saída de bola (inclusive assim que o time deu a saída para o jogo, numa bola errada de Toró) e, por isso, o Vasco até criou uma ou duas boas chances. A partir do momento em que pelo menos lá atrás o Flamengo parou de entregar bolas fáceis, lá pelo meio do primeiro tempo, o domínio do jogo passou a ser rubro-negro. Mas sem que conseguisse criar qualquer chance de gol, graças a uma atuação fraca dos homens que deveriam servir Obina - estavam muito mal Marcelinho e, principalmente, Éverton - e aos passes errados que continuavam a aparecer lá na frente.

Mas o gol acabou saindo, no fim do primeiro tempo, em um lance em que Íbson mostrou como pode ser importante para este time. Recebeu uma bola ainda no campo do Flamengo, avançou com ela, tocou, apareceu na frente pra receber, serviu Éverton. Daí a bola chegou a Obina, que entrou bem rasgando a área e acabou causando o gol contra marcado pelo zagueiro Jorge Luís.

Isso deu uma tranquilidade a mais para o segundo tempo. Mesmo continuando com os homens de armação jogando mal, o Flamengo tinha facilidade para jogar, com o Vasco marcando mais à distância. Caio Júnior chegou a perceber que precisava mexer na criação do time para matar o jogo, mas logo depois que Fierro entrou no lugar de Éverton, Fábio Luciano foi expulso com justiça. A partir daí, o Flamengo recuou demais, passou a dar chutões pra frente sem manter a posse de bola nunca e sofreu pressão do Vasco. Mas ela se resumiu a uma sequência de bolas levantadas na área, em que apenas uma realmente levou perigo e Bruno fez um verdadeiro milagre.

Pra todos os que tanto reclamavam de Kléberson, deu pra ver que sua ausência não resolve em nada o problema de criação no meio. Por ali, a novidade boa foi apenas a presença de Aírton, que entrou no lugar de Jaílton mas não jogou tão recuado assim, aparecendo pra dar combate um pouco mais à frente. Éverton foi mal e Fierro, que poderia ser uma alternativa, não conseguiu mostrar nada de muito interessante - foi prejudicado, também, por ter entrado em um momento ruim para o time.

E eu, pelo menos, fiquei razoavelmente satisfeito com o rendimento de Obina na frente. A bola chegou pouco, normalmente em más condições, mas ele fez bem seu trabalho. E chegou a dar um pique impressionante no primeiro tempo, batendo a defesa do Vasco na velocidade. Aguentou bem o jogo até o fim, quando até ajudou a prender um pouco a bola lá na frente. Se a questão sobre ele sempre foi seu físico, Obina deu mostras de que pode estar tomando jeito.



19/10/2008 - 18h10 - Vasco 0 x 1 Flamengo
Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Renda/público: R$ 679.117,00 / 37.074 pagantes.

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Cartões amarelos: Jorge Luiz, Mateus, Wagner Diniz (VAS); Fábio Luciano e Juan (FLA)
Cartão vermelho: Fábio Luciano (FLA), 19'/2ºT.

Gol: Jorge Luiz (contra), 43'/1ºT (0-1);

Vasco: Rafael, Fernando, Jorge Luiz e Eduardo Luiz (Pinilla, 29'/2ºT); Baiano (Wagner Diniz, 15'/2ºT), Jonílson, Mateus (Pedrinho, 19'/2ºT), Madson, Alex Teixeira e Valmir; Alan Kardec. Técnico: Renato Gaúcho.

Flamengo: Bruno, Aírton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Toró, Ibson, Everton (Fierro, 19'/2ºT) e Juan; Marcelinho Paraíba (Dininho, 22'/2ºT) e Obina (Josiel, 48'/2ºT). Técnico Caio Júnior.

Nenhum comentário: