Os jogos que interessam hoje

Flamengo x Sport
A vitória é obrigatória para o Flamengo, claro. Mas que não se espere moleza: o Sport está invicto desde a derrota para o Botafogo, no dia 17/8. Desde então, foram 6 jogos, com 3 empates e 3 vitórias. E em uma sequência com adversários difíceis, como Palmeiras, Vitória, São Paulo, Internacional. Na molezinha que tiveram, enfiaram 5 x 0 no Figueirense.

Da sequência, só assiti a boa parte do segundo tempo da vitória sobre o Palmeiras, no Parque Antarctica. E imagino que os pernambucanos venham jogar com postura parecida com a que vi: esperando o Flamengo pra marcar em seu próprio campo. Naquele dia, achei inclusive que a saída bem lenta, quando retomavam a bola - não era um time perigoso nos contra-ataques. Desde a Copa do Brasil, o time define suas vitórias com bolas altas na área, como foi o caso daquele jogo, e chutes de longa distância. Neste quesito, é bom tomar cuidado com Andrade, ex-volante do Vasco, manjado pelo chute forte.

Chama a atenção a escalação de Carlinhos Bala como ala direito, no esquema com três zagueiros. Ele já vem atuando assim nas últimas duas partidas, na ausência do titular Sidny. Como todo time que joga contra o Flamengo se prepara pra atacar nas costas de Juan, parece óbvio que este é um cara em quem se prestar atenção no jogo de hoje. Mas, da mesma maneira, ter alguém como Éverton caindo pelo setor pode servir pra aproveitar a improvisação e segurá-lo um pouco mais atrás.

O Flamengo vem com o mesmo time das últimas duas partidas - Caio Júnior vem mesmo se esforçando pra diminuir a quantidade de mudanças de jogo pra jogo, o que é bom. Mas, na última rodada, o time mostrou falta de organização pra atacar - enquanto, na anterior, a maior dificuldade foi encaixar a marcação. Não acho que seja tão complicado resolver os dois problemas, mesmo com esta escalação. Mas é preciso que o time consiga ser mais compacto na hora de marcar, e que Éverton participe mais da armação do que fez contra São Paulo e Ipatinga. Se não conseguir, Sambueza e Éverton estão na fila de espera. E, já que está escalado, seria bom se Josiel finalmente estreasse.


Goiás x Vitória
O Goiás, que tem a melhor campanha do returno, pode ajudar a fazer o Vitória se distanciar ainda mais da briga pelo G4. A dúvida na escalação é o atacante Anderson Gomes, que sente contusão; se não jogar, Iarley deve ser o único na frente. Parece pouco - afinal, Iarley não é bem um centro-avante, já jogou até de meia, e já não é nenhum garoto pra aguentar a briga sozinho contra a zaga adversária durante os 90 minutos. Mas o fato é que ele tem sido decisivo para o time a cada rodada.

O Vitória pode ter de volta como titular Marquinhos, destaque na boa campanha do primeiro turno. Mas o time já não mostra o mesmo desempenho - fez 8 pontos em 6 jogos do segundo turno. Jogando fora, tem aproveitamento de apenas 25%. Dificilmente conseguirá escapar da derrota.

Nenhum comentário: