A volta do esquema Tropa de Elite - ou não

O treino de hoje foi uma movimentação tática, com apenas 9 de cada lado. Era o primeiro dia de trabalho para alguns dos reforços. Então, pode ser que não valha muito pra se tirar qual será a escalação do time para o Fla-Flu - ainda mais com o histórico recente de mudanças de Caio Júnior. Mas, pelo que se lê, com a saída de Íbson e Aírton, Caio Júnior voltará a superpovoar o meio-campo com volantes, já que Cristian e Toró ganhariam vagas no time.

Não era meu palpite. Logo que assumiu, uma das primeiras preocupações de Caio Júnior foi colocar sempre alguém de criação no meio-campo. Com ele, Renato Augusto não foi mais escalado no ataque; na sua ausência, ele usava o Marcinho ali. Depois que os dois saíram, ele até tentou a sorte com Tardelli. Então, agora que tem opções, não imaginava que ele voltaria a abrir mão de ter mais gente criativa no meio. Estava acreditando que ele usaria Sambueza, que já treina no Flamengo desde semana passada e viajou para Porto Alegre com o time.

A opção deve ser pra evitar ir colocando de primeira gente que acabou de chegar - tanto por uma questão de ritmo de jogo quanto por outras extra-campo, "de grupo". Também leva a crer que ele realmente acredita que Kléberson foi um grande fator de transformação nesse meio-campo - de fato,a movimentação dele e de Marcelinho, com Íbson ficando um tanto mais recuado, foram os maiores responsáveis pela mudança no modo de atuar do time. E se Cristian puder se soltar um pouquinho mais jogando no lugar de Íbson, como fazia ano passado, pode ser que cresça em relação a suas últimas e lamentáveis atuações. Olhando assim, na verdade ele está até mantendo mesmo a estrutura do time que vem jogando.

De qualquer forma: ainda tem tempo até domingo. Tudo pode mudar. Ele vai treinar com 11 no time, vai definir quem joga na frente ao lado de Marcelinho e até um julgamento que pode suspender Cristian vai aparecer no meio do caminho.

Um comentário:

Luiz Mengão Eduardo disse...

André, muito boa a sua análise sobre o treino do Mengão. Você acompanha diariamente os treinamentos na Gávea?
Quanto ao retorno da "Tropa de Elite" do Joel, acho que a sua opinião está correta, pois o Caio Júnior sabe que escalar de cara os reforços poderia causar um clima ruim no grupo, apesar de que, para mim, jogador tem que acatar o que o técnico determina e o salário nababesco que alguns recebem justifica que fiquem na reserva com a boca fechada. Tenho muita fé nos reforços do Mengão, sobretudo Marcelinho, Vandinho, Sambueza, Éverton e Fierro e parece que vem ainda um meia argentino do Defensor, muito elogiado pelo Lédio. Um abração, Luiz Mengão Eduardo.