Muita calma nessa hora

Da liderança, o Flamengo despencou pra fora do G4 graças a uma sequência de resultados ruins. Como a torcida ainda tem a expectativa de ver o time brigando por título, fica a exigência de que aconteça agora uma sequência de vitórias que tire rapidamente a diferença para os líderes. Mas talvez isso não seja realista. E a expectativa exagerada pode acabar atrapalhando a sequência do campeonato.

Para ter um aproveitamento de campeão, um time precisa, ao longo do campeonato, ter uma média de 3 pontos por jogo em casa, 1 ponto por jogo fora, 2 pontos por clássico. Nos próximos quatro jogos, o Flamengo será visitante em três, sendo dois contra times de ponta - o outro é o clássico contra o Fluminense. Uma sequência bastante complicada, num momento em que o time ainda está se re-formando.

Claro, há uma diferença a ser tirada. Mas é preciso que torcida, técnico e jogadores entendam que, se o Flamengo conseguir sair destes quatro jogos com 6 ou 7 pontos - uma vitória e três empates, por exemplo -, já será fantástico. 5 pontos ainda será bem razoável. Se vier mais que isso, sensacional! Mas dá pra esperar que, depois dessas rodadas, o time esteja um pouco mais distante dos adversários diretos. Mas isso não deve ser motivo pra se revoltar, desesperar ou voltar à rotina de mudar tudo a cada partida.

A partir daí, a tabela dá uma clareada e, se o time estiver mais acertado, com os que estão entrando com mais ritmo e ainda razoavelmente perto do grupo de cima da tabela, a tendência será subir. Os três jogos seguintes, vejam que beleza, são Ipatinga, Sport (ambos em casa) e Náutico.

Então, muita calma nessa hora.

Nenhum comentário: