Quem é Vandinho?

Eis que o Flamengo finalmente anunciou oficialmente a primeira parte do tal pacotão de reforços. Eltinho vem pra ser reseva de Juan; o meia Éverton, por enquanto, só é esperado para 2009. Assim sendo, a grande "atração" é Vandinho, que disputa o título de "artilheiro do Brasil" na temporada. Com o ataque rubro-negro tendo problemas nos últimos jogos pra colocar a bola na rede, é óbvio que o cara vai gerar expectativa.

Mas quem é ele?

Vandinho - Vanderson da Silva Souza - nasceu em 24/8/1986. Jovem, portanto. Não é exatamente alto: 1,78m. Se formou no PSTC, de Londrina, o mesmo clube onde surgiu Kléberson.

De lá, passou pelas categorias de base de Vitória e São Paulo, mas começou a jogar no profissional pelo Paraná. No início do ano passado, foi emprestado ao Guaratinguetá para disputar o campeonato paulista. Marcou 5 gols, um a menos que o artilheiro do time, Dinei - esse mesmo que está no Vitória agora. De lá, foi para o Avaí, para disputar a série B do ano passado.

Em 2007, não conseguiu se firmar como titular do time catarinense e fez apenas seis gols. Só foi deslanchar mesmo este ano, se tornando o maior goleador do Avaí em um só campeonato catarinense - fez 21 gols. E nisso ganhou fama, por disputar o tal título de maior goleador do país com Túlio Maravilha, Alex Mineiro e outros. Na série B deste ano, é o artilheiro do Avaí com seis gols - 5 a menos que os artilheiros do campeonato, Túlio Maravilha e Luís Carlos, do Ceará.


E ele chega pra resolver o problema do ataque rubro-negro?

Nessas horas, é bom procurar a opinião de quem acompanha o cara de perto - no caso, os catarinenses. Pra começar: é bom saber que ele não é um novo Souza! Renato Semensati, da TVCom e da Rádio CBN, escrevia em maio em seu blog no site do Diário Catarinense que o Avaí precisava de “um atacante de referência. Sem esse jogador a bola bate no ataque e volta. Vandinho não sabe desempenhar esse papel e nos jogos em casa isso será fundamental.” Ou seja: nada de prender bola no ataque, fazer pivô, proteger - todas essas qualidades que a torcida tanto sentirá falta com a partida de nosso ex-pseudo-centro-avante. Aliás, é bom dizer que quem acabou se destacando nessa função de companheiro de ataque de Vandinho por lá é Abuda, que surgiu no Corinthians, sumiu e passou de passagem também pelo Vasco.

E Semensati não parece botar muita fé no sucesso de Vandinho por aqui: “O Flamengo não terá um atacante do mesmo nível de Diego Tardeli, Obina e Souza, atualmente no grupo. (...) E Vandinho, por sua vez, não deve receber muitas oportunidades no clube da Gávea. É esperar pra ver.”

Se a torcida vaiou Obina no domingo por conta dos gols perdidos, é bom saber que o problema não estará resolvido com a nova contratação. Há um tempo, Marcos Castiel, do Diário Catarinense, comentava que Vandinho, “apesar de ser o goleador do Brasil, se marcasse todos os gols que erra seria artilheiro interplanetário.” Em posts mais recentes, já sobre a transferência, ele fala que “sua habilidade para guardar gols é proporcional à tremedeira em momentos decisivos. Este tipo de situação, só um pouco de experiência pode resolver. Nesse sentido, será que toda a pressão natural de um Flamengo catapultaria o atleta ao estrelato imediato, ou engessaria seu futebol diante das fortes cobranças?”

Outro comentarista catarinense, Rodrigo Faraco (também da TVCom e CBN), ao longo da temporada citou muito um grande problema do ataque do Avaí: a quantidade de gols perdidos, em especial por seu artilheiro. Agora, com a ida para o Rio, afirma que “Vandinho vai ter que suar pra ser realidade no Flamengo, o Flamengo não vai resolver com Vandinho as saídas de Renato Augusto e Marcinho”.

Ou seja: a opinião dos especialistas de Florianópolis não é das mais animadoras. Mas o fato é que o cara era ídolo por lá e artilheiro do time, que está brigando pela vaga na série A - no momento, está em quinto lugar na classificação.


E como foi a transação?

Pelo que saiu na imprensa até agora, o Flamengo está comprando os 20% de Vandinho que pertenciam ao Avaí. O resto dos seus direitos está dividido entre a Traffic e outros investidores. No início do ano, ele já quase havia ido para outro time da série A, o Coritiba. A Traffic o colocaria lá como compensação pela ida de Keirrison para o Palmeiras. Como o Avaí não liberou Vandinho na época, acabou melando toda a transação. Ou seja: o Avaí não o soltaria tão fácil assim. Não sabemos quanto o Flamengo pagou, mas Kléber Leite está negando que Paulo Sérgio esteja indo pra lá como parte da negociação, como chegou a se falar.

7 comentários:

Pablo Alcântara disse...

Potencial o cara aparece ter. Eu acho que tudo vai depender da estréia do sujeito. Se ele entra e faz um gol, pronto. A pressão diminui. A torcida do Mengão fica esperando sempre um cara de nome, que chega pra arrebentar. E nem sempre (quase nunca) é assim. A gente foi campeão brasileiro com o Gaúcho como centroavante. Nome de peso não ganha jogo. A o que vale é ser objetivo e colocar a bola na rede.

André Monnerat disse...

Claro que o cara pode chegar e arrebentar, e quem faz essa quantidade de gols deve ter alguma qualidade - nem que seja se posicionar bem pra ter as chances.

Mas o Gaúcho era bom centro-avante e veio do Palmeiras. Já era razoavelmente conhecido, não é o mesmo caso.

E ainda pegava pênalti. :)

Marcos TOTÔ Evangelista disse...

Oi cara, sou AVAIANO e FLAMENGO, se vc depender dos comentários do Semensati ou de qualquer comentarista da RBS em Florianópolis, táx ferrado, eles são contra o AVAI e contra qualquer jogador do AVAI, a nossa torcida tem xingado muito a RBS, ei RBS vai tnc!!! então não de ouvidos aos cronistas da RBS.
Sobre o VANDINHO, bom jogador, sabe fazer gol, tem um pouco estilo do Romário, tem facilidade pra sair da marcação, perde muitos gols, mas tá sempre marcando o seu!!! Se a Torcida do Mengão tiver paciência ele vai dar muitas alegrias ao MENGÃO, melhor que o SOUZA ele é!! VANDINHO VAI FAZER FALTA PRO LEÃO DA ILHA abraços marcostoto@blogspost.com

André Monnerat disse...

Opa! Opinião de torcedor do Avaí é muito bem vinda nessa hora.

Mas está confirmando um comentário: o cara é conhecido por perder gol...

Marcos TOTÔ Evangelista disse...

Rodrigo Faraco, Marcos Castiel e Renato Semensati, caro Flamenguista, todos esses aí de cima torcem pro Figayrense, se VANDINHO fosse jogador do FIGAY seria um CRAQUE, eles nunca vão falar BEM do AVAI ou de seus jogadores, eles tem um pouco de inveja pq o AVAI este ano está com um time melhor do que o deles, VANDINHO vai arrebentar no Flamengo vou continuar torcendo por ele pois sou MENGÃO até morrer, VANDINHO MAIOR ARTILHEIRO DO AVAí em todos os tempos!!! abraços a toda nação RUBRO NEGRA

Marcos TOTÔ Evangelista disse...

André todos os jogadores perdem GOL + mas um cara que faz 33 gols em 01 ano de Clube, algo de bom ele tem não é??? abraços

Anônimo disse...

É Monnerat, resta saber quanto valeram esses 20%. Será que o Paulo Sérgio ta tão desvalorizado assim??