Se engana quem quer

Até bem pouco tempo atrás, dizia-se muito que os times cariocas se empolgavam à toa com o desempenho no campeonato estadual. O campeão entrava no Brasileiro se achando favorito, time forte, graças a bons resultados contra os fracos concorrentes locais. Dizia-se que o Estadual do Rio podia ser chamado de "Me engana que eu gosto".

E não é que as coisas estão mudando?

Não falo nem da força dos times do Rio. Mas sim do fato de que o "Me engana que eu gosto" mudou de sede. É este o meu palpite: neguinho se animou muito com o Palmeiras à toa, se baseando apenas em um Paulistão de medíocre pra baixo.

O campeonato é longo, está no início, as coisas mudam e pode ser que eu esteja errado. Mas, como já escrevi antes por aqui, não vejo no Palmeiras o "elenco acima da média" de que falam muitos comentaristas por aí. Sinceramente, time em que Léo Lima é destaque tem que fazer muito pra me convencer. E outros reforços que apareceram por lá, como Denílson e Lenny, se tivessem ido para um Botafogo da vida não empolgariam ninguém.

Claro que, para o status de favorito do Palmeiras, conta e muito a grife Wanderley Luxemburgo - apesar de que, nos últimos dois anos, ele teve todo o dinheiro do mundo pra montar o Santos que quis e, mesmo assim, não conseguiu fazer o time ganhar nada além de título estadual, deixando depois uma verdadeira terra arrasada na Vila Belmiro.

De novo: pode ser que eu é que esteja enganado. Mas, em princípio, não vejo o Palmeiras como candidato forte ao título não.


* * * * * * * * * * * * * * * * * * *


Da mesma maneira, é bom a torcida do Flamengo também não se enganar à toa.

Não digo que o time não seja um forte candidato ao título. Pra mim, é. Estou cravando o hexa do Mengão no bolão, e não acho que seja só aposta de torcedor.

Mas, apesar dos bons resultados deste início, ainda faltam testes de verdade pra gente poder dizer que o time está mesmo consistente, pronto pra atravessar o campeonato. Dos 5 jogos, 4 foram no Maracanã. Destes, dois foram contra times reservas e outro foi contra o lamentável Figueirense, que não serviu nem de sparring de respeito. Jogos um pouco mais complicados mesmo, até agora, só Grêmio e Inter - e este último foi em casa e ainda está patinando contra todo mundo.

O próximo jogo ainda é no Maracanã, mas já será contra um adversário um pouco mais complicado. E com a provável volta de Cristian, Renato Augusto e Tardelli, fica a curiosidade não só pra ver qual será o resultado, mas também qual será o time que Caio Júnior vai mandar a campo.

2 comentários:

Anônimo disse...

A imprensa que causou esse oba-oba com os verdinhos..
agora caíram do cavalo..

Humildade sim, complexo de vira-lata não..

SRN xará

Anônimo disse...

A imprensa ajuda e o Luxemburgo aceita de bom grado, né?

Acho mesmo que boa parte da valorização do Palmeiras vem das pessoas aceitarem qualquer coisa que tenha o "selo Luxemburgo de qualidade".

Mas o campeonato tá no início ainda e muita coisa vai mudar. Vai que o Palmeiras desanda a ganhar de todo mundo e cala a minha boca...