Discutindo o meio-campo

Mais até que o ataque, onde Souza - o incrível centro-avante que não faz gols nem vai pra área tentar fazê-los - voltará lamentavelmente a ser titular amanhã, o meio-campo do Flamengo é o maior ponto de discussão entre os torcedores.

A discussão tem duas razões. A primeira: é onde há mais o que discutir, realmente. Foi o setor onde se fez mais contratações. Hoje temos no elenco Jaílton, Toró, Rômulo, Gavillán, Christian, Jônatas, Kléberson, Íbson, Renato Augusto e Marcinho, se não estou esquecendo ninguém. Cada um deles tem seus defensores para serem titulares (nem que, no caso de um ou outro, os únicos defensores pareçam ser Joel e Caio Júnior).

A outra é que, no time que terminou 2007 como titular, havia dois jogadores reconhecidos como os mais fracos por todos: Jaílton e Toró. E agora, depois de todo o caminhão de contratações feitas, os dois continuam tendo suas vagas cativas, enquanto outros que vieram, mais caros e de mais nome, nem têm chances. Por quê?

Para amanhã, ainda é um pouco mais compreensível que entrem em campo, já que Íbson e Kléberson estão vetados. A notícia é que, além dos dois - deixando claro: pra mim, pelo menos um deveria sair deste time, mesmo com os desfalques - estarão em campo Christian e Marcinho no meio. Esta escalação mostra, pelo menos, a preocupação saudável de ter alguém capaz de fazr a ligação com o ataque, de municiar os dois da frente. Segundo Caio Júnior, Renato Augusto ainda não está no melhor da forma, daí a opção pelo Marcinho. Faz sentido, mas espero ver o Renato entrar ao menos durante o jogo.

Principalmente porque, pra mim, Marcinho tem que ser indiscutível no ataque do time, hoje. É o que melhor rendeu ali durante o ano, não há dúvidas. Mas eu até o usaria no meio na falta do Renato Augusto, mesmo. Porque nenhum dos outros do elenco - com a possível exceção do Erik Flores, que não está em condições de jogo - têm caracterísiticas pra ser este homem de ligação que o time precisa.

É bom lembrar que o Inter vem com seu meio-campo bastante desfalcado, especialmente na marcação. Ter gente no meio capaz de tocar a bola e se movimentar pode ser o que o Flamengo precisa para aproveitar a situação. Como Tardelli está escalado e tem sido usado na meia, estou imaginando que ele e Marcinho possam fazer a troca de posições durante o jogo, pra confundir a marcação. Pode ser uma boa arma (e que até poderia ser usada também com Renato Augusto).

Nenhum comentário: