Ainda sobre o meio-campo: Jônatas

Jônatas deu entrevista ao Lance explicando que Joel queria usá-lo como fez em 2005 - lá atrás, como um líbero. Ele disse que não queria, até porque o Fábio Luciano joga hoje na sobra. E que pretendia buscar vaga no meio-campo.

Aplaudo o Joel.

Sem Jônatas, outros volantes entraram ali jogando como falso terceiro zagueiro, e nem por isso o Fábio Luciano deixou de fazer a sobra. Poderia ser o Jônatas ali, e o time poderia ganhar muito.

Jônatas teve duas fases em que eu realmente gostava de vê-lo jogar. A primeira foi justamente essa com o Joel, em 2005. O meio-campo era Jônatas, Júnior, Renato e Fellype Gabriel.

A outra foi com Ney Franco, em 2006. Jogavam no meio Jônatas, Toró, Renato e Renato Augusto.

Em comum, nas duas: ele jogava lá atrás. Em nenhuma das duas escalações havia algum volante cão-de-guarda pra jogar mais recuado que ele.

Entre as duas fases, tivemos Waldemar Lemos lançando Jônatas até como O armador do meio-campo, jogando bem mais à frente. Como me irritava!

Jônatas têm grandes qualidades, que ele mesmo cita na entrevista: sabe se colocar, faz bem cobertura, tem boa noção de antecipação (dessa ele não fala). São predicados que aparecem quando ele joga mais atrás, sem ter que dar a primeira marcação, se posicionando de modo a ver o jogo de frente e sair na hora certa pra cobrir ou se antecipar. Quando joga mais à frente, ele acaba tendo que partir pro combate direto, justo o que ele diz que não é a dele. Rende menos.

Com a bola, ele tem boa visão de jogo, bom passe vertical e noção de espaço para partir de trás como elemento surpresa. Tudo isso aparece bem quando ele pega a bola de frente pro campo adversário. Quanto mais à frente ele fica, mais ele precisa jogar de costas pro adversário e pro ataque do Flamengo. A marcação fica mais forte e ele não tem essa mobilidade toda pra escapar. Rende menos.

Ele pode até gostar de ter menos obrigações defensivas. Mas é lá atrás que ele rende mais - e que pode ajudar mais este time do Flamengo. Pra jogar um pouco mais à frente, é preferível Íbson, Kléberson e até mesmo o Christian.

Nenhum comentário: