O que levou Muricy ao Fluminense

Hoje foi ainda dia da apresentação de Muricy Ramalho nas Laranjeiras.

Com todo o histórico tricolor e ainda por cima em ano de eleição, Muricy disse que o que pesou na sua escolha pelo Fluminense foi a promessa de que investirão em estrutura. "Tinha a consulta de outros times, mas foi isso que pesou, os projetos para o futuro. Tenho uma bagagem para ajudar nesse sentido."

Até acho mesmo que Muricy tem bagagem para ajudar num projeto de estruturação de um clube tão deficiente nisso quanto o Fluminense (e quanto o Flamengo...). Mas, se ele realmente está contando com este tipo de promessa, acho que ele talvez tenha sido um tanto crédulo demais.

Embora a Unimed até esteja se articulando para entregar o ex-Fla-ex-Vasco-Barra ao Fluminense. Mas hoje o time treina no estádio da Portuguesa da Ilha, devido a uma interminável reforma do gramado das Laranjeiras - cuja entrega era inicialmente prevista para fevereiro e, no momento, é projetada para maio. Diz-se que tanta demora deve-se a atrasos nos pagamentos à empres a que está fazendo o trabalho. 

* * * * * * * * * * * * *

Não sei dizer se Muricy é mesmo um grande técnico, de primeira linha. Mas alguém que tem no currículo três títulos brasileiros, um vice por outro clube e um título paulista por um do interior deve ter algum valor.

Ele é reconhecido por montar equipes defensivas, e isso pode dar em muitas mudanças no time que Cuca tinha armado. Mas colocar em campo uma formação que segure tudo lá atrás e conte com Conca e Fred na frente pra decidir pode sim dar certo. É questão de ver como se encaixará seu jeitão tão "profissional" com o Fluminense de Horcades e Celso Barros.

Aliás, Conca é um jogador que ele sempre tentou levar para o São Paulo, e Fred ele pediu à diretoria do Palmeiras. Boa parte da decisão de Muricy de ir para as Laranjeiras deve ter a ver com esta dupla..

* * * * * * * * * * * * *

De qualquer forma, há dois problemas graves no Fluminense de Cuca que Muricy precisa resolver para realmente transformá-lo no time vencedor que pode ser - pois elenco ele terá para isso.

O primeiro é a enorme quantidade de gols perdidos. Se puder contar com Fred jogando mais regularmente do que aconteceu até agora em 2010, já pode ter meio caminho andado.

O segundo é a queda de rendimento que se vê quase sempre no segundo tempo. Vejam a estatística: nos últimos sete jogos, o Fluminense teve no primeiro tempo 5 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota; já no segundo tempo, foram 5 derrotas, 1 empate e 1 vitória. Se a questão é preparo físico, falta de concentração ou outra opção qualquer, não sei. Mas simples coincidência não deve ser.

Nenhum comentário: