Mais centavos sobre o Vasco

Como mais uma vez estou enrolado para escrever (embora ainda queira publicar hoje o texto semanal pro FlamengoNet), e da vez anterior o texto de meu amigo Felipe Thiroux sobre o Vasco deu audiência, vou aproveitar que o cara caprichou em mais um e-mail sobre seu time e mandar o ctrl C + ctrl V.

Desta vez, nem pedi autorização pro autor. Mas tenho certeza que ele não liga.

Já adiantando meus palpites: acho que o elenco do Vasco é mesmo fraco e precisaria de mais qualidade nas laterais, na zaga, no passe no meio-campo e no ataque. Ou seja: quase tudo. Thiroux se mostra um tanto decepcionado com os volantes que, na verdade, são a grande qualidade do time - mas são só volantes. Não adianta achar que gente que sempre teve como prioridade a marcação possa ser solução para a criação; este é um erro comum em muitos treinadores (e recorrente no Flamengo...), que ao verem um volante que sabe passar a bola de lado já acham que podem transformá-los em armadores. Se o time já tiver boas opções funcionando na frente, sobra mais oportunidades pros caras virem de trás e surpreenderem; mas se a responsabilidade for realmente deles, o time vai sofrer.

E tendo a concordar com ele quanto a Zé Roberto, que é um cara que tem suas qualidades, mas é pouco confiável e anda sendo supervalorizado por muita gente por aí.

Bem, agora deixarei o Francês falar.


* * * * * * * * * * * *


Certo, todo mundo aqui só quer saber do jogo do Mengão. Ainda assim, segue meus dois centavos sobre o jogo do Vasco contra o Vitória:


O JOGO

O Vasco mais uma vez jogou como nunca e perdeu como sempre. O Vitória não merecia ter feito dois gols, o Vasco merecia ter feito pelo menos um. A defesa cruz-maltina se comportou bem para seus padrões mas, nas vaciladas que deu, sofreu os gols. O ataque continuou circundando a área adversária sem ser muito perigoso e nas oportunidades claras que teve, não marcou. Assim fica difícil.

GAÚCHO

Na transmissão do SporTV tanto o Lédio Carmona quanto o narrador da partida criticaram bastante o Gaúcho por ter mantido os 3 volantes em campo praticamente o jogo inteiro. Não concordo com eles. Nossa zaga é frágil - apesar de, como já disse, ter se comportado bem neste jogo -, nossos laterais não marcam bem e o sistema defensivo depende muito de um meio-campo mais marcador. Wagner Mancini já tentou abrir mão de um meio tão fechado e acabou se estrepando. Além disso o placar de 0x1 era relativamente fácil de ser revertido em São Januário, não havia porque se expor mais e tomar um segundo gol. Sem contar que as opções de ataque do Vasco são escassas; colocar Robinho, Magno ou Dodô em campo seria abrir mão de um homem na defesa sem ter a garantia de melhoria no ataque.

Não que eu ache que Gaúcho não está vacilando. Ele está.

Atualmente o time do Vasco é limitado. Ter um treinador que só escala bem a equipe não basta. É preciso treinar jogadas ensaidas, pensar em alternativas para melhor explorar a velocidade de Philippe Coutinho, o poder ofensivo do Ramon, o chute forte do Léo Gago. Gaúcho parece se limitar a mandar o time pra campo e deixar os jogadores resolverem sozinhos - é muito pouco. Além disso, é curioso ver um técnico que treinava as categorias de base do clube boicotar tanto as pratas da casa. Desde que Gaúcho assumiu, o Souza simplesmente sumiu (acho que ele seria um excelente opção de tentar mudar o jogo, deixar o time ofensivo, sem enfraquecer a defesa) e Coutinho começou a ser constantemente sacado do time, sendo agora ameaçado com a reserva.

Se for pra trazer qualquer um, sigamos com o nosso treinador com cara de pinguço. Mas um comandante mais experiente ia fazer uma diferença nesse time.

O JOGO DA VOLTA

Enfrentamos um dilema. Nosso time com 3 volantes consegue ser um pouco mais consistente na defesa, mas cria poucas chances de gol. Precisamos ganhar por 3 gols de diferença (o 2x0 leva pros penaltis, já é bom) e temos que deixar o time mais ofensivo; mas isso irá expor terrívelmente nossa defesa que não pode tomar gols, o que faria a vaca ir definitivamente pro brejo. O que fazer?

Eu, sinceramente, manteria os 3 volantes, pelo menos no começo. Não vejo nenhum talento ofensivo que possa entrar no time e fazer a diferença na frente e isso só nos enfraquecerá mais lá atrás. Infelizmente, até por uma pressão natural da torcida, não acho que vá ser isso que vai acontecer. Provavelmente Léo Gago sairá para a entrada de Magno no meio-campo ou para Dodô ir fazer companhia ao Elton no ataque, recuando Carlos Alberto. MEDO.

CONCLUSÕES

Vale ressaltar a minha decepção com nossos volantes contratados. Rafael Carioca (melhor volante do brasileirao 08) e Léo Gago (melhor volante do brasileirao 09) estão acima dos cabeças de área que passaram pelo nosso time nos últimos tempos, mas estão muito aquém do esperado. São muito pouco efetivos no ataque, limitando nossas opçoes ofensivas, TRISTE.

Racionalmente a Copa do Brasil pra mim já acabou. Mas tem aquela teima de torcedor em acreditar, achar que dá, que vai crescendo no peito e até quarta que vem já vai ser grande o suficiente pra me fazer sentar em frente à TV achando que vamos passar. Mas o melhor, na verdade, é começar a pensar nos reforços que nos darão uma vida mais tranquila no Brasileirão. Zé Roberto? Pelamordedeus, nããoooooo!!!!

Nenhum comentário: