A expectativa para o Flamengo x Universidad Católica de logo mais

No Chile, todos sabem que o que a Universidad Católica busca é mais do que complicado: vencer os dois últimos jogos e torcer por uma combinação de resultados que lhes permita passar de fase em segundo lugar do grupo, com apenas 9 pontos. A missão parece tão difícil que até mesmo o La Tercera, jornal que patrocina a equipe, não traz chamada para o jogo de hoje nem na home de seu site, nem mesmo na página principal de esportes. Todas as matérias sobre a partida que se encontra na imprensa chilena dão o mesmo tratamento: "última chance", "busca por milagre" e por aí vai.

Mas o time parece estar mesmo se agarrando às últimas esperanças, inclusive com treinos secretos para se preparar para a partida. Em entrevistas, os jogadores mostraram que estavam até prestando atenção no desempenho rubro-negro contra o Vasco - o resultado é citado em várias declarações, com alguns acreditando que a vitória pode dar um ânimo extra ao Flamengo. Na home de seu site, um destaque enorme para o jogo com a frase que define o espírito da equipe: "ganar o ganar". E na enquete que fazem por lá, 81% dos torcedores acreditam no triunfo.

Na partida do fim de semana, a Católica ganhou fora de casa por 4x2 do Nublense, resultado que lhes deu um pouco mais de confiança. No momento, está apenas no quarto lugar no campeonato chileno, a 5 pontos do líder Universidad de Chile. É óbvio que o Flamengo tem mais elenco, mas o adversário de hoje é uma equipe perigosa, como chegou a mostrar no Maracanã, em que o Flamengo teve seus problemas pra sair com a vitória - tá certo que muito por conta da expulsão de Willians logo no início. Estão com apenas três pontos ganhos, mas poderiam estar melhor se não tivessem sofrido nos últimos minutos o gol de empate no clássico local - e, depois daquele perrengue, o Universidad acabou engrenando na Libertadores e garantido sua classificação.

Hoje, além de confiarem no atacante Morales e na dulpa de criação formada por Diaz e Mirosevic, os chilenos contam com o goleiro Paulo Garcés, considerado o melhor do campeonato chileno.


* * * * * * * * * * * * *

Não se sabe ao certo o time do Flamengo que entrará em campo hoje. As notícias indicam uma escalação com Fierro e Pacheco nos lugares de Michael e Mezenga, deixando Vagner Love como único atacante à frente - algo um tanto parecido com a formação que começou o jogo contra o Universidad do Chile, no Maracanã, e não funcionou.

Mas o jogo tem características bem diferentes daquele da semana passada, em que o adversário vinha disposto a jogar apenas pelo empate. Andrade pode estar pensando em aproveitar o desepero da Católica, atraí-los para seu campo e aproveitar os contra-ataques para matar a partida - e Pacheco tem seu ponto forte neste tipo de jogada. A opção por Fierro ganha força pelo jogo ser no Chile (e ele foi bem quando entrou contra o Universidad Católica no jogo de ida). Imagino que ele possa jogar aberto pela direita, com Pacheco na esquerda (também aberto, como Andrade sempre pede).

O problema é que sobrarão no meio-campo apenas Maldonado, Toró e Willians, e não dá pra imaginar nada sendo criado a partir daí. Mais: se marcarem tão atrás e errarem tanto na saída de bola quanto aconteceu contra o Vasco, o Flamengo correrá risco sério com a pressão do time da casa. Com esta escalação, não dá pra imaginar o Flamengo trocando muitos passes; devem apelar mesmo sempre para a ligação direta. É bom que o tal contra-ataque encaixe mesmo, ou veremos o time apenas se defendendo.

É claro que pode não ser nada disso. Não seria a primeira vez que Andrade aprontaria uma surpresa de última hora.

3 comentários:

lussiannosousa disse...

não da pra acreditar que o andrade vai tentar inventar mais uma vez depois daquele jogo escroto de quinta.

Pow, simplifica.Um meia e um atacante fixo. Mezenga e pet no time desde o começo.Tá dando no saco ja essas invencionisses do tromba.

Marcelo disse...

Acredito que dá para jogar dessa forma se Léo Moura e Juan apoiarem mais, como faziam.

Bosco Ferreira disse...

Acabei de saber que a farsa da CBF para tentar comprar o voto da Patrícia em benefício do Kleber Leite foi em vão e por isso o KL mais o RT castigaram-na dando (ô povo pra gostar de dar) a taça das bolinhas aos bambis. Tudo bem! O importante é saber que apesar do KL ser um venal a Patrícia honrou as cores rubronegras. Nós ganhamos em campo jogando. E contra fatos não há argumentos. O castigo do SPFW, ficou com as bolinhas e perdeu a sede da copa. Só o sport ganhou? Sei lá! Vai começar a série B e com essas arbitragens aí pode ser que a vingança contra o timeco vermelho, amarelo e preto venha de jumento!