Quem é Fernando, o primeiro reforço do Flamengo para 2010


Já andaram dizendo por aí que Obina e Léo Medeiros eram os primeiros reforços do Flamengo para a temporada. Assim como andaram citando desta forma os nomes de alguns recém-subidos da base. Mas é claro que o que os torcedores mais ansiosos estavam esperando era gente nova sendo contratada. E assim, num dia em que muito se especulou sobre a confirmação de Vagner Love, o site oficial do clube anunciou a primeira contratação: o volante Fernando. É uma boa?

Bem: Fernando é mais conhecido como "o irmão do Carlos Alberto". Nascido em 1986, o rapaz formou-se no Fluminense, e todo tricolor que lembra dele em campo me diz que o era muito, muito ruim. Depois de uma contusão mais séria, foi se recuperar no Reffis do São Paulo e acabou contratado pra ficar no Morumbi; porém, mal foi aproveitado - jogou apenas seis partidas no Brasileiro de 2007 - e não renovou contrato. Também esteve em São Paulo para disputar o Estadual do ano passado pela Portuguesa, onde também não agradou e jogou pouco.

Suas duas melhores fases aconteceram no Goiás, em 2008 e no segundo semestre de 2009. Em ambas, deixou boa imagem com a torcida local - pesquisando na comunidade deles no Orkut, costuma ser citado como jogador de raça, marcação e, principalmente, boa saída de bola. Porém, em nenhuma delas conseguiu se firmar como titular - disputando posição com Ramalho, Fahel, Amaral e outros - e, ao fim das temporadas, não viu a diretoria fazer muita força para mantê-lo.

No Brasileiro passado, teve média de 2,7 faltas por jogo - bastante alta, suficiente para que fosse o segundo no Flamengo neste quesito (atrás apenas da absurda média de Willians, acima de 3); para comparar, Maldonado teve média de 1,9, Aírton de 1,7, Toró de 1,5. Por conta disso, leva também muitos cartões amarelos: foram 9 em 17 jogos, além de um vermelho.

Enfim: sendo sincero, o vi jogar bem pouco estes anos todos, pois mal foi aproveitado no São Paulo e nunca acompanhei tanto assim as partidas do Goiás. Mas as referências não são das melhores.


* * * * * * * * * * * * *

Em princípio, Fernando não chega pra ser titular. É um reforço para "compor elenco", como dizem por aí. Não se pagou nada por sua liberação - seu contrato com o Goiás se encerrou em dezembro - e o salário não deve ser dos mais altos.

Mas havia necessidade? Pode responder quem conhece um pouco melhor os volantes que estão sendo promovidos da base - se um ou dois deles for promissor, não vejo porque contratar mais um volante para esquentar banco, mas se nenhum deles levar jeito... Para a posição, o Flamengo já tinha Willians, Maldonado e Toró, além da possibilidade de usar Kléberson por ali; considerando apenas os três, seria mesmo bom ter mais um ou dois em condições de jogar na posição, em caso de necessidade. Em tese, seria o espaço para aproveitar os garotos. Com a chegada de Fernando, o espaço para eles diminui.

Claro: Maldonado, além de ter contrato apenas até o meio do ano, só deve começar a jogar a partir de março. Esta situação do chileno deve ter pesado na negociação.


* * * * * * * * * * * * *

Fiquei curioso pra saber qual o empresário de Fernando e, pesquisando para descobrir, caí no site inglês Transfer Markt. É um banco de dados imenso de jogadores, com fichas incluindo idade, posição, se é canhoto ou destro, estatísticas, valor de mercado, transferências em que já se envolveu, jogos por sua seleção e outros etcéteras. Para muitos jogadores, eles incluem ainda a informação de quem é seu agente - mas não era o caso de Fernando. Fiquei sem saber.

Mas nessa, vi por lá, no elenco do Flamengo - que parece bem atualizado e completo, inclusive já com Fernando - o nome de Michael, o lateral esquerdo que anda sendo especulado. Resta saber se o site é mesmo muito bem informado ou só colocou o carro na frente dos bois na hora de incluí-lo no grupo rubro-negro.

4 comentários:

Anônimo disse...

um dos primeiros nomes cogitados foi o Michael (Náutico) ainda ano passado!

Bosco Ferreira disse...

Não sabem vender nem contratar. Tenho certeza que essa contratação não passa de exigência de empresário para valorizar e fazer currículo para um jogador que nunca dislanchou. Assim não dá. Cuidado presidete para não comer na boquinha por essas raposas do tipo MBx.

Lucas Martins disse...

Se for salário de Alex Cruz, Arthuno etc. e recisão "de grátis", o prejuízo (que já é certo) é menor. Agora, se for um contrato mediano, já começa a ser o primeiro grande erro de Braz.

Durma-se com um barulho desses...

SRN

André Amaral disse...

Bom, é fato que um volante não era prioridade, mas pelo menos ja fechamos a marcação no meio campo: Maldonado, Toró, Willians e Fernando.

E como vc disse, está claro que a diretoria não confia em Lenon, João Vitor, Rômulo.

Os torcedores do Goiás estão lamentando a saída dele. Pelos comentários, ele tem uma boa saída de bola (como o Andrade gosta) e não compromete a zaga.