Duque de Caxias, o adversário do Flamengo na estreia


Pela primeira vez em muito tempo, o Rio de Janeiro terá cinco times nas duas principais divisões do futebol brasileiro. E isso graças ao Duque de Caxias, adversário do Flamengo na estreia pelo Estadual, este domingo. O time da Baixada, que havia subido da série C em 2008, conseguiu na série B do ano passado um impressionante oitavo lugar - a frente de times com boa história na série A, como Paraná, Ponte Preta, Bahia e Juventude.

A campanha foi feita com uma equipe que juntou parte do elenco que disputou o Estadual 2009 com jogadores de diversos outros "pequenos" do estado. Eu sempre simpatizo com a ideia de times menores do Rio se estruturando e conseguindo crescer e ganhar seu espaço; infelizmente, no caso do Duque de Caxias não dá pra comemorar muito. Além de ser um clube sem torcida ou identificação com sua cidade - teve 7 dos 10 piores públicos da série B, inclusive o bizarro jogo contra a Ponte Preta diante de apenas 5 pagantes -, ainda conta com a presença de Eurico Miranda. O ex-presidente do Vasco era um "colaborador" que ficava mais à sombra mas, agora, está colocando mesmo a cara como "investidor" - e já dá pra ver sua influência crescendo pelas novas caras na direção do clube: Nelsinho Rosa, treinador campeão brasileiro pelo Vasco em 1989, é o novo diretor-técnico; e Álvaro Miranda, filho de Eurico, é o novo treinador.


Segundo Eurico, o grande desafio no ano é a série B do Brasileiro, com a intenção de se aproximar da primeira divisão. No Estadual, não há a ilusão de brigar com os grandes; a intenção é só se manter na primeira divisão enquanto se preparam para o segundo semestre. O elenco mudou muito em relação à segunda divisão do Brasileiro - todos os que estavam emprestados pelos outros times do Rio saíram e o artilheiro Edivaldo, por exemplo, não está mais lá. A maior contratação foi Prieto, de 28 anos, que foi campeão mundial sub-20 pela Argentina. Mas chamará a atenção a presença na lateral direita de Maurinho - "ão ão ão, Maurinho é Seleção! Il il il, primeiro de abril!", aquele mesmo. Também andaram treinando por lá na pré-temporada os ex-rubro-negros Getúlio Vargas, Marlon e Júnior, mas nenhum deles ainda assinou contrato com o clube.

Atualizando: afinal, Getúlio Vargas assinou com o Duque de Caxias e, segundo o Globoesporte, joga contra o Flamengo no domingo.

Nenhum comentário: