Como prever uma Copa do Mundo?

Ontem aconteceu o segundo mais importante fato da semana no futebol mundial: o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2010. E os comentaristas todos já se animam a fazer projeções, a dizer que grupo X ficou forte, o Y mais fraco e por aí vai.

É divertido. Mas, como não sou pago pra isso, por enquanto vou me abster desse tipo de coisa. Não serei eu a dizer que a Costa do Marfim será um adversário difícil, por exemplo - afinal, nunca vi na vida um jogo sequer das eliminatórias africanas. E a verdade é que qualquer previsão sobre uma Copa do Mundo pode ir por terra assim que se inicia a competição - acredito mesmo que boas apostas só podem ser feitas depois de ver os times entrando em campo uma ou duas vezes, lá pela África do Sul mesmo. Qualquer contusão, qualquer alteração de esquema, qualquer expulsão ou suspensão por doping, qualquer vitória emblemática no momento certo, qualquer erro inesperado de um juiz - qualquer coisa pode alterar de maneira totalmente imprevisível os rumos de uma Copa.

Alguém ficará surpreso se França, Portugal e Argentina, que classificaram-se no perrengue, forem melhor que  a campeã europeia Espanha? Ou se, em vez da Costa do Marfim, Gana surgir como sensação africana? E quem será o time médio da Europa da vez a chegar na semifina - Sérvia, Grécia, Dinamarca...? Vai saber.

Quando chegar mais perto e for hora de começar a preencher os bolões, aí me concentrarei em minhas previsões infalíveis.

Um comentário:

Victor disse...

Alguém ficará surpreso se França, Portugal e Argentina, que classificaram-se no perrengue, forem melhor que a campeã europeia Espanha?
Ficarei surpreso se pelo menos dois desses 4 se passarem de fase.
Espanha? França sem Zidane? Portugal?
Tô fora.
Se eu fosse obrigado a colocar grana. Colocaria que nenhuma dos 4 passava.