Os jogos que interessam no fim de semana

Palmeiras x Náutico
O Palmeiras, dois pontos acima do Flamengo, seguirá com seu técnico interino, Jorginho - que muitos palmeirenses já pedem que seja efetivado, depois do fracasso das negociações com Muricy. O boato é que a diretoria iria atrás de Dorival Jr., do Vasco. Um nome muito bom, com certeza; mas se ele resolver cumprir seu contrato com o Vasco, como acho que vai, meu palpite é que vão seguir de Jorginho mesmo (embora Nelsinho Baptista esteja desempregado e tenha mostrado serviço pelo Sport justo em jogos contra o próprio Palmeiras).

Aliás, um parêntese em cima da notícia desta negociação com Muricy: interessante o presidente do Palmeiras tornar a notícia pública através de seu Twitter, que em dois dias saltou para mais de 9 mil seguidores (o do Sobreflamengo, modesto, ainda está um pouquinho abaixo dos 200, hehehe). E Mano Menezes, técnico do Corinthians, já atinge quase 460 mil pessoas com seu Twitter, o mais acompanhado do Brasil. Um link postado por ele lá chegou a ter 13 mil cliques - já é um número bastante relevante pra lançar um produto, uma campanha, enfim. Há um negócio aí. O Flamengo, outro dia, anunciou no site oficial a criação de dois twitters para departamentos do clube, mas não explora ainda a ferramenta de uma maneira estruturada (o que deve começar a acontecer em breve).

Outro parêntese: ficou muito claro que a dispensa de Luxemburgo (que, aliás, também tem seu Twitter) teve muito a ver com o custo de seu salário - especialmente depois que Belluzzo afirmou que Muricy não vem porque não cabe no orçamento.

Mas bem: o Palmeiras joga amanhã, mesmo sem técnico, num momento de empolgação - graças à saída do técnico que desagradava e ao carisma do interino ex-jogador do clube e do centro-avante que danou de fazer gols. Vão acontecer mudanças em relação ao último jogo que podem até melhorar o time, pois são em dois pontos fracos da escalação: o lateral Fabinho Capixaba sai para a entrada de Wendel, que não conheço bem, na lateral; e Ortigoza, sem contratro, sai para a entrada de Willians - que me parece bem melhor que o paraguaio. Se os dois forem bem, o time pode ganhar um pouco mais das jogadas pelas pontas que andam faltando.

Mas, mesmo que o time não melhore, difícil imaginar que não vença o Náutico, candidatíssimo ao rebaixamento.


Atlético-PR x Internacional
O grande interesse neste jogo fica pela possível queda de Tite do comando do Inter. Muricy agora está mais na fila pelo emprego do que nunca. E se acontecer de assumir o time gaúcho agora, na liderança do campeonato, pode acabar realmente fortalecendo o Colorado como favorito ao título - algo em que eu não aposto muito mesmo se não acontecer uma mudança no time.

Não que Muricy seja algum gênio. Mas o Inter não vem bem coletivamente há muito tempo, mostrando a mesma fraqueza do ano passado: é fácil para os adversários isolar o trio de ataque e cortar as armas do time gaúcho. Muricy não é nenhum especialista em armar esquemas ofensivos, mas tá claro pra todo mundo que o Inter tem aí um potencial que não está sendo usado ao seu máximo.

Se o resultado de domingo for ruim, a troca de técnico pode mesmo acontecer. Mas não é minha aposta - embora o palpite dependa do quanto o time do Inter vai jogar por seu técnico. O Atlético-PR é sempre complicado na Arena da Baixada, claro, mas este ano anda com um time realmente fraco (ter Rafael Moura, o popular He-Man, como grande destaque ofensivo não recomenda equipe nenhuma) e já apanhou em casa de 4x0 para o Atlético-MG. Isso foi antes de Waldemar Lemos assumir, claro. Mas, ainda assim, meu palpite é de que o Inter sai de lá com pelo menos um empate.


Grêmio x Corinthians
Trata-se do confronto de dois dos mais fortes concorrentes ao título deste ano. Será uma bela prova pro time de Paulo Autuori mostrar até onde pode chegar. Se conseguir bater em casa o time que melhor vem jogando no país, finalmente o trabalho do técnico pode engrenar - como achei que aconteceria depois de vê-los jogando contra o Botafogo, no início do campeonato. Na última rodada, golearam o Atlético-PR; mas só uma bela vitória contra um time forte como o de Ronaldo e cia. podem dar de vez a impressão de que "agora vai". É bom lembrar: se vencer, o Grêmio ultrapassa o próprio Corinthians na tabela.

O Grêmio terá um desfalque chato no ataque: Herrera, que poderia entrar com motivação extra para marcar em cima de seu ex-time, mas está suspenso. Já o Corinthians joga completo e pode reafirmar sua posição de candidato ao título - embora esteja no ar a possibilidade de um desmanche em breve, com propostas surgindo para diversos jogadores do time.

Não é um jogo fácil de chutar um resultado - mas, tendo que apostar, cravaria no Grêmio.

Um comentário:

Flavio Souza disse...

Corinthians este ano está recebendo toda a ajuda da arbitragem...nada é marcado contra eles e tudo é contra os outros...

Acho que assim nunca mais o título de campeão brasileiro sai de São Paulo...Enquanto o cara que manda nos juízes continuar sendo de lá, ferrou.