Pra não dizer que não falei da Seleção

Foi até meio engraçado ouvir Galvão Bueno, que deve se dizer jornalista por aí, dizendo no início da transmissão de Brasil x Paraguai: "e ainda tem alguns por aí que dizem que a torcida brasileira está se afastando da Seleção!" Tá certo, em Recife o público compareceu e lotou o Arruda - mas a Seleção já tinha jogado para plateias meia-boca no Engenhão, no Maracanã, em Porto Alegre. E no último sábado, a goleada sobre o Uruguai registrou a pior audiência da Globo em partidas do escrete canarinho em muito, muito tempo. Não dá pra tapar o sol com a peneira, por mais que Galvão queira valorizar o produto.

Quanto ao jogo em si: no primeiro tempo, o time não foi bem na hora de atacar. Teve a posse de bola, mas insistiu pelo meio o tempo inteiro e só conseguia levar algum perigo em chutes de fora da área. Mas a marcação no campo do adversário era boa e o Paraguai tinha muita dificuldade para sair de sua defesa. Porém, conseguiu encaixar um ou dois contra-ataques e acabou fazendo 1x0 num lance de bola parada - e a situação ficou ruim naquele momento.

Porém, no finzinho do primeiro tempo, em uma das pouquíssimas jogadas armadas pelas laterais, Robinho conseguiu empatar o jogo. E logo no início da segunda etapa, num lance em que deu muita sorte, Nilmar fez 2x1. A partir daí, as características do jogo mudaram totalmente, o Paraguai tentou atacar e o Brasil foi bem melhor - poderia e deveria ter ampliado a vantagem.

Ouvi várias críticas a Kaká, e é fato que ele, pelo estilo de jogo mesmo, rende muito mais quando tem campo pra correr. Mas ele foi o mais brilhante do time, deu passes que deixaram outros na cara do gol mais de uma vez e fez um lançamento longo, de primeira, pro Robinho que foi até sacanagem. Além dele, foram bem o Daniel Alves, participando muito do jogo o tempo inteiro, e Felipe "Quem Diria?" Melo.

Um ponto baixo, manjado já, é o lateral esquerdo Kléber. Mas não sei dizer quem seria meu titular em seu lugar; tem o Marcelo, de quem eu gostava no pouco tempo que passou no Fluminense, mas não o vejo mais jogando - aliás, tenho muita dificuldade de falar de possíveis selecionáveis hoje em dia, por não acompanhar o futebol europeu. E quem também foi muito mal foi Alexandre Pato, que no tempo que passou em campo andou perdendo gols de maneira lamentável.

Agora tem a Copa das Confederações, que vai dar um gostinho de ver o Brasil jogando contra candidatos mais reais ao título da Copa do Mundo, o que realmente interessa. Nessas eliminatórias, não existe papo mais chato do que o sobre a classificação, quantos pontos faltam pra "carimbar o passaporte" etc. e tal. Na boa: alguém, em algum momento, teve alguma ponta de dúvida sobre a vaga na Copa? Falar sobre isso é até se fazer de bobo.

Nenhum comentário: