Brasileiro 2009 - 7a. rodada - Flamengo 4 x 0 Internacional

Tem dias em que tudo dá certo. Foi o caso de hoje, na goleada de 4x0 que o Flamengo deu em cima do Inter. Um resultado que se explica por acertos de Cuca pra rearmar o sistema defensivo, pelos grandes desfalques do adversário e também por isso: foi simplesmente uma tarde feliz, em que a bola resolveu entrar.

Digo isso porque, analizando friamente, o Flamengo teve, até fazer seu quarto gol, quatro chances claras de marcar - e todas entraram. Defensivamente, o time foi muito bem o tempo inteiro; Cuca foi bem em remontar a defesa que funcionava bem e ele mesmo não soube manter a partir da saída de Kléberson. Os três zagueiros, voltando a ter uma dupla de volantes funcionando bem à sua frente, tiveram uma atuação tranquila (inclusive Wellinton, que vinha mal, e Fabrício, que estreou). Além disso, o time soube adiantar a marcação para o campo do Inter durante toda a partida, mesmo depois de já ter um placar tranquilo garantido. O resultado é que Bruno passou quase o jogo inteiro sem ser ameaçado - os gaúchos só tiveram alguma chance de marcar no fim do jogo, já com o 4x0.

Mas, no ataque, a produtividade já não foi tão boa (pode parecer maluquice dizer isso num jogo de 4x0, mas...). Pra jogar pelas pontas, o time continua dependendo só de jogadas individuais de Léo Moura e Juan, pois ninguém encosta pra lhes dar opção de passe. Como nenhum dos dois está em boa fase (Juan, aliás, tem insistido irritantemente em cavar faltas em todos os lances, já há meses), o time tem dificuldades em abrir o jogo. O segundo gol, no entanto, saiu justo na única vez que Léo Moura foi à linha de fundo em todo o primeiro tempo, graças a uma roubada de bola de Willians no ataque. Os outros dois vieram de jogadas isoladas em que brilhou a estrela de Adriano - que, aliás, pareceu já bem mais magro hoje e se mexeu muito melhor, caindo bastante pela esquerda e aparecendo mais pro jogo. Mas essa minha impressão pode ser só a Teoria Obina funcionando - aquela que emagrece o centro-avante a cada gol marcado.

No segundo tempo, os laterais já buscaram mais o fundo e a movimentação foi até mais interessante - embora as chances claras continuassem não aparecendo muito até o quarto gol, de pênalti, saído de um lindo lançamento de Juan para Léo Moura em um contra-ataque. A partir daí, até que o time teve mais algumas boas oportunidades, mas o jogo já não era mesmo pra valer.

Foi o resultado dos sonhos num momento mais que complicado que o time vivia, dentro e fora de campo. Pode dar tranquilidade pro trabalho seguir e o time voltar a conseguir resultados normais. É só não baixar nenhuma euforia injustificada pela goleada - que, além de não ter vindo por uma atuação tão brilhante assim com a bola nos pés (de novo: defensivamente, o time foi quase perfeito, mas na frente não foi tão bem), ainda foi sobre um time que jogou sem seis titulares, entre eles seus três principais jogadores ofensivos.

21/6/2009 - 18h30 - Flamengo 4 x 0 Internacional
Maracanã - Rio de Janeiro, RJ
Renda/público: R$ 249.961,00 / 15.864

Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e João Bourgalber Chaves (SP)
Cartões amarelos: Ronaldo Angelim, Fabrício, Bruno, Emerson (FLA); Guiñazu, Sandro, Giuliano, Álvaro, Glaydson (INT)

Gols: Adriano, 12'/1ºT (1-0); Emerson, 35'/1ºT (2-0); Adriano, 46'/1ºT (3-0); Adriano, 21'/2ºT (4-0).

Flamengo: Bruno, Welinton, Fabrício e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura (Fierro, 39'/2ºT ), Toró, Willians, Ibson (Pekovic, 37'/2ºT ) e Juan; Emerson e Adriano (Everton, 44'/2ºT ). Técnico: Cuca.

Internacional: Lauro; Danilo Silva, Indio, Álvaro e Marcelo Cordeiro; Sandro, Guiñazú, Giuliano (Glaydson, intervalo) e Andrezinho; Alecsandro e Bolaños (Leandrão, intervalo). Técnico: Tite.

Nenhum comentário: