O estatuto do Flamengo

Este ano tem eleição no Flamengo, e muita gente que nunca se interessou muito pela política interna do clube tem pensado no assunto. Com tantas notícias ruins sobre as finanças, estrutura etc. etc. etc., muitos começaram a se tocar de que o buraco é mais embaixo - que talvez o problema não tenha sido sempre técnicos ou jogadores, mas sim o pessoal que está mais em cima.

Nessa, como já comentei por aqui, muitos grupos começaram a se organizar pela Internet, pretendendo criar maneiras de entrar nessa política - se não nesta eleição, ao menos na de 2012. Há os que tentam juntar o maior número possível de sócios para formar um grupo novo, há os que clamam pela chegada do messias Leonardo. Quase todos vociferam não só contra Márcio Braga e Kléber Leite, mas também contra "os conselhos", que seriam entupidos de velhinhos que travam todas as iniciativas de mudança lá dentro. Mas quem são esses caras? Como eles viraram conselheiros? E quem vota pra presidente? Quem pode se candidatar? A impressão é de que a enorme maioria simplesmente não sabe bem como nada disso funciona.

Pois bem, eis aqui um serviço de utilidade pública rubro-negra: o estatuto do Clube de Regatas do Flamengo, na íntegra. Os direitos e deveres dos sócios, quais são os poderes do clube, como são formados - tá tudo neste documento finalizado em 1992, logo após o pentacampeonato brasileiro. É só clicar e ler.

Divirtam-se.

Nenhum comentário: