Estadual 2009 - Taça Rio - 6a. rodada - Flamengo 4 x 0 Resende

É impressionante como tem sido raro neste estadual um jogo em que os dois times terminem com 11 de cada lado. A cada partida, os comentários sempre têm que ser relativizados pelo fato de terem rolado uma ou duas expulsões de um lado, de outro ou dos dois. Neste massacre do Flamengo de hoje não foi diferente.

Até a expulsão de Márcio Gomes, do Resende, aos 28 minutos do primeiro tempo, o domínio do Flamengo no jogo não era tão grande. Porém, a partir do momento em que ficou com um a menos, o Resende passou a marcar perto de mais de sua própria área e a permitir que o Flamengo tivesse todo o controle da posse de bola. No entanto, as chances não saíam com tanta frequência graças à lentidão com que o Flamengo trocava passes e a uma certa falta de vontade de chutar a gol - o time chegava à meia-lua do Resende com facilidade, mas simplesmente não tentava finalizar. Mesmo assim, algumas boas oportunidades surgiram - mas o goleiro Kléber apareceu bem e garantiu o empate no primeiro tempo. Havia um clima de intranquilidade no estádio, Fábio Luciano começou a bancar o atacante - algo que tem acontecido com frequência nos últimos tempos, em momentos ruins do time - e o time foi para o vestiário debaixo de vaias.

Com a falta de objetividade e penetração do time, Josiel - que depende de receber bolas na área - passou o primeiro tempo inteiro sem ser notado. Pois isso mudou logo aos 2 minutos do segundo tempo, quando abriu o marcador, da pequena área, com o gol vazio, em sua primeira finalização. 8 minutos depois, roubou uma bola no meio-campo e iniciou a jogada do segundo gol, que basicamente decidiu a partida. E ainda fez o terceiro, num improvável chute de fora da área (parece que o cara não fazia gol assim há anos!). Ou seja: dá pra dizer que Josiel resolveu o jogo. Pois é.

Mas a verdade é que o time passou mesmo a funcionar melhor no segundo tempo. Adiantou a marcação, como fez bem em jogos anteriores - como os contra o Duque de Caxias e Ivinhema -,ro roubou muitas bolas, teve um domínio avassalador da posse de bola (mais de 70%!), soube variar as jogadas pelos dois lados do campo (algo fundamental para aproveitar a vantagem de ter um a mais em campo) e criou chances em profusão. Isso mesmo depois que Cuca começou a fazer substituições no time, inclusive a incompreensível entrada de Jônatas no lugar do contundido Zé Roberto; pois nem isso diminuiu o domínio rubro-negro, que além dos quatro gols (Kléberson fez o seu no finzinho), colocou duas bolas na trave e teve mais uma penca de oportunidades incríveis desperdiçadas. É fato que o Resende foi um time entregue, e cada vez mais entregue à medida que o tempo passava. Mas o Flamengo soube aproveitar e se impor.  

Além de Josiel, o outro destaque do jogo passado, Erick Flores, também foi bem. Não foi decisivo e teve espaço pra jogar, mas cavou a expulsão de um adversário em uma jogada individual, criou algumas boas oportunidades e mostrou confiança para arriscar, algo importante pra alguém responsável pela criação. Íbson foi outro que esteve muito bem em campo, movimentando-se bem pelo meio e errando poucos passes. A verdade é que não dá pra dizer que ninguém, titular ou reserva, tenha ido realmente mal - embora Zé Roberto ainda continue sem achar direito seu espaço em campo, o que prejudica o rendimento do centro-avante ao seu lado. De novo: foi um jogo fácil, graças à fragilidade do adversário e à expulsão ainda no primeiro tempo. Mas o time fez o seu papel. 
Negrito



28/3/2009 - 16h - Flamengo 4 x 0 Resende
Engenhão, Rio de Janeiro - RJ
Renda/público: R$ 219.600,00 / 10.298 pag.

Árbitro: William de Souza Nery (RJ)
Cartões amarelos: Zé Roberto, Ibson (FLA); Souza e Viola (RES)
Cartões vermelhos: Márcio Gomes, aos 28'/1ºT (RES)

Gols: Josiel, 2'/2ºT (1-0); Zé Roberto, 10'/2ºT (2-0); Josiel, 20'/2ºT (3-0); e Kleberson, 43'/2ºT (4-0).

Flamengo: Bruno, Everton Silva, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Willians, Ibson (Kleberson, 29'/2ºT), Léo Moura e Erick Flores (Maxi, 26'/2ºT); Zé Roberto (Jônatas, 16'/2ºT) e Josiel. Técnico: Cuca.

Resende: Cléber, Bruno Leite (Hiroshi, 22'/2ºT), Breno, Naílton e Marquinhos; Márcio Gomes, Fred, Léo (Souza, 30'/2ºT)e Bruno Reis; Bruno Meneghel e Viola (Taércio, 11'/2ºT). Técnico: Antonio Carlos Roy.

Nenhum comentário: