Mudanças na regra do futebol

Eis que amanhã serão votadas algumas possíveis mudanças nas regras do futebol pela International Board - a entidade que controla as leis do jogo. Participam quatro representantes da FIFA e as quatro federações britânicas de futebol (Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte). São necessários seis dos oito votos para que alguma mudança seja aprovada.

Das possíveis mudanças, a que mais poderia alterar a dinâmica do jogo é a criação do cartão laranja - um intermediário entre o amarelo e o vermelho. O cara que levasse o laranja ficaria fora do campo por um determinado tempo, ainda a ser estipulado. Sou bastante contra; se hoje os critérios para o que é passível de cartão vermelho ou amarelo já são confusos, criar mais uma possibilidade só faria complicar mais. O que ia ter de juiz medroso dando cartão laranja em vez de vermelho em uma falta mais dura, para se comprometer menos, ia ser uma festa. E, além do mais, a punição não é grande coisa - um time ficar com um a menos por alguns minutos, por conta de um atendimento médico, por exemplo, é algo comum e influencia pouco no jogo.

Seria muito mais inteligente criar um limite de faltas, coletivas e individuais. Claro que a interpretação do que é falta e o que não é ainda continua variando de juiz pra juiz, mas seria algo que ajudaria a uniformizar as punições independente da cabeça do árbitro e coibiria a tal "falta tática". Isso já foi testado em um Rio-São Paulo, anos atrás, e os jogos melhoraram consideravelmente, com muito mais tempo de bola rolando e jogadas fluindo muito melhor (embora a punição por estourar o limite de faltas, um tiro livre cobrado da linha da meia-lua, fosse sem graça - gerava uma porção de gols iguais nos fins das partidas). 


* * * * * * * * * * * * *

Outra medida em votação: a colocação de dois auxiliares atrás dos gols, para auxiliar em caso de dúvida se a bola entrou ou não no gol. Acho que isso poderia ser interessante se a função deles não se limitar só a isso - poderiam ajudar bastante na marcação de pênaltis, faltas em jogadas de bola parada cruzada na área e por aí vai. Nas semi-finais do Carioca, a Federação já colocou auxiliares atrás do gol - mas, no duro, eles não tinham poder algum e poderia até dar confusão se um deles marcasse alguma coisa, já que não estão previstos na regra.

Também querem dar a possibilidade de uma quarta substituição, caso o jogo vá pra prorrogação (acho inteligente); autorizar os técnicos a ficarem em pé na área técnica o tempo todo (o que já acontece mesmo); e aumentar o intervalo de 15 pra 20 minutos (o que deve ter interesses comerciais, aumentando o tempo a ser vendido pela TV para publicidade).

Nenhum comentário: