Onde a crise não chegou

Enquanto a crise mundial bate forte às portas de todo mundo, a dupla Traffic-Unimed parece conseguir manter a vida do Fluminense tranquila. A ponto da bomba surgir na capa do Lance de hoje: a vinda de Fred para as Laranjeiras, no meio do ano, já estaria sacramentada desde o Natal. Com certeza, Ronaldo e marketing à parte, seria a maior contratação do ano no país.


E como anda Fred?

Não há dúvida de que a vinda de Fred, se realmente acontecer, vai ser uma contratação de enorme impacto no país. Como colocou PVC, vai ser algo como a presença de Nilmar no Inter - um cara que vai parecer um estranho no ninho, alguém visto como fora do nível do que a gente está acostumado a ver por aqui. Não falo nem tanto no futebol dele em si, mas de seu status no mercado atual.

Mas, na verdade, Fred ainda tem por aqui uma moral muito acima da que tem na França, onde está desde 2005. Ele chegou ao Lyon como grande reforço, mas teve algumas contusões e seu desempenho vem caindo, ano a ano. Na temporada 2007-2008, marcou apenas 8 gols. Na atual, disputa a posição de companheiro do artilheiro Benzema com Govou e Keita e costuma ficar no banco; quando começa jogando, é substituído com grande frequência e marcou apenas 4 gols em 20 jogos. Seu contrato acaba mesmo no meio do ano; o Lyon não fez muita força pra renovar o compromisso, ele não está sendo exatamente disputado por muitos clubes e, assim, poderá acabar vindo para o Brasil de graça (quer dizer - apenas por seus salários que, dizem, podem ficar por volta dos R$500 mil por mês).

Na França, as referências da imprensa sobre a ida de Fred para o Fluminense ainda são apenas citando matérias de veículos brasileiros. Por lá, os rumores até bem recentemente eram sobre uma transferência para o Paris Saint-German - inclusive com declarações do presidente do Lyon, Jean-Michel Aulas, de que veria com bons olhos a permanência de Fred no país, para fortalecer o campeonato.

Nenhum comentário: