Sul-Americana - vade retro!

Não fosse o apagão da semana passada no Orlando Scarpelli, que adiou o complemento de Figueirense x Fluminense, teríamos hoje uma noite sem Campeonato Brasileiro. No calendário, esta quarta está reservada para a infame Copa Sul-Americana, que o Flamengo corre o risco de disputar no ano que vem.

Dizem que o desprezo que os brasileiros dão à Sul-Americana é uma ignorância. Afinal, é um torneio que dá grandes prêmios em dinheiro e não tem ninguém aqui podendo abrir mão da grana. Mas, fora o fato de que os dólares que vão para os clubes não enchem a barriga do torcedor, que quer mais é saber de conquistas realmente relevantes, o PVC já demonstrou em seu blog que os ricos prêmios não são tão ricos assim.

Também já ouvi que a competição não pega no Brasil porque, até hoje, nenhum clube daqui a venceu - quando acontecer, diz a teoria que os outros passarão a ter vontade de conquistar a mesma glória. Na Argentina, por exemplo - "lá eles levam a sério, a Sul-Americana empolga todo mundo!"

Ué - mas o Boca não está enfrentando o Inter com os seus reservas? Cadê essa empolgação toda dos argentinos?

E o pior é que a Sul-Americana acontece no segundo semestre, em vez de ser simultânea à Libertadores como acontece na Europa com a Copa da UEFA e a Champions League, por interesse dos argentinos - a TV de lá quer que exista, durante todo o ano, competições internacionais envolvendo Boca e River. Mas se até eles já estão poupando seus titulares, qual o sentido do esforço de todos os outros?

A verdade é que a Sul-Americana é uma competição sem sentido, que não decide quem é o melhor do continente, já que isso é por conta da Libertadores, nem leva a nenhum outro torneio interessante. Pra completar, ainda ocupa espaço no calendário, fazendo com que a Copa do Brasil não possa contar com os principais times do país. Como todo mundo já está careca de saber, faria muito mais sentido se ela ocorresse ao mesmo tempo que a Libertadores, dando mais tempo para ambas, e classificasse seu campeão para a principal competição da América do Sul no ano seguinte.

Porém, enquanto não se faz o óbvio, continua-se com esta desgraça. Fica a torcida para que o Flamengo não precise gastar tempo com isso no ano que vem.


* * * * * * * * * * *

Faz tempo mesmo que o Flamengo não disputa a Sul-Americana. Nos últimos dois anos, esteve na Libertadores; nos dois anos anteriores, não conseguiu nem se classificar para ela, como rebaixável que era.

A última partida do clube pela competição aconteceu 22/9/2004, em Volta Redonda - após empate por 2x2 no tempo normal, o time foi eliminado pelo Santos nos pênaltis, ainda na primeira fase. Era a segunda vez que o time era eliminado logo na primeira etapa, nas duas únicas participações no torneio; no ano anterior, caiu em no grupo de Santos e Internacional da seletiva brasileira e foi eliminado com duas derrotas feias (3x1 para o Inter no Beira-Rio e 3x0 para o Santos no Maracanã).

Nenhum comentário: