Renato Gaúcho no Vasco

Renato Gaúcho, novo técnico do VascoA ida do popular Renight pra São Januário deve reforçar a torcida de muito rubro-negro por aí pelo Vasco rebaixado. Depois do tanto que o ex-treinador do Fluminense falou enquanto estava por cima, vê-lo participando do rebaixamento de dois rivais ao mesmo tempo deve ser o sonho de muito torcedor do Flamengo.

Mas, entre os nomes disponíveis no mercado, o Vasco acabou escolhendo mesmo o melhor. Em sua passagem anterior, Renato foi até chamado de retranqueiro em alguns momentos e conseguiu fazer o Vasco jogar razoavelmente bem na defesa - no Brasileiro de 2006, quando a classificação para a Libertadores bateu no travessão na última rodada, o time teve uma defesa na média do campeonato. Se conseguir isso aí, para o que o time precisa agora, já vai estar bom. Na frente, o elenco tem alguns jogadores que serão capazes de fazer os golzinhos suficientes pro time sair do rebaixamento - desde que, é claro, pare de tomar 3 gols por jogo.

Além disso, um técnico para o Vasco neste momento não tem apenas que saber treinar e armar um time. Precisa, antes de mais nada, fazer os jogadores acreditarem - no técnico e neles mesmos. Sem isso, não vai dar nem pra atravessar a rua. E Renato tem um tanto do perfil boleiro motivador necessário pra isso. Há que se entender que esta é uma situação de emergência, e não um momento de "planejamento", "construir um trabalho" e por aí vai. O ideal mesmo seria Joel Santana, mas ele está longe.

Se é uma boa pro Renato, aí já é discutível. Além de correr o risco de não conseguir reverter a situação complicada, a ida pro Vasco, por um salário menor do que o que recebia no Fluminense, ajuda a deixá-lo marcado como treinador carioca. O que vai dificultando convites de times de fora, mais pra frente.

Mas pode ser que ele não queira mesmo ficar longe da praia. Vai saber.

Nenhum comentário: