Rubens Sambueza - pode ser uma boa no Flamengo?

Rubens Sambueza, do River, pode vir para o Flamengo Como já falei: hoje em dia, pra acreditar em jogador contratado pelo Flamengo, só quando vê-lo em campo com a camisa do clube. Mas, de qualquer forma, os assuntos rubro-negros da semana são apenas mesmo as especulações sobre (falta de) reforços. E o nome da vez é Rubens Sambueza, que pode estar próximo da Gávea - Mauro Cézar Pereira, bom e rubro-negro comentarista da ESPN Brasil, já deu a dica em seu blog.

É a boa? Pouca gente deve ter visto jogar - e aí vale aquela pesquisa googlística básica pra ver o que se fala dele na Argentina e México.


Quem é

Sambueza é nascido em 1/1/1984 - 24 anos, portanto. 1,74m, nem alto nem baixo. Canhoto. E joga de volante - em espanhol, é como eles chamam o meia. Na Argentina, não o definem como enganche, ou seja, o 10; por lá, parece que jogava um pouquinho mais atrás, pela esquerda. No México, atuou mais adiantado.

Formou-se nas categorias de base do River Plate e jogou nas seleções argentinas sub-15, sub-17 (chegou às semi-finais do mundial da categoria em 2001) e sub-20. Estreou nos profissionais em 2003, visto como grande esperança do time.


Como foi no River

Na equipe de cima, nunca foi realmente titular, apesar de ter muitas chances. Com a decepção, o River resolveu emprestá-lo - na última temporada antes de deixar a Argentina, começou jogando em apenas 4 partidas. Nessa época, chegou a ser oferecido ao Flamengo.

Pesquisando por aí, encontra-se a opinião dos argentinos na época em que estava de partida: tratava-se de um jogador rápido e de habilidade inegável. Chegou a ter o apelido de Cañito, que é como eles chamam o drible por entre as pernas, por usar muito esta jogada - ficou famosa uma partida de pré-temporada de verão contra o Boca em que deu uma sequência de 5 ovinhos seguidos nos adversários. Mas "se achava muito", acreditava ser craque demais e precisava jogar mais para a equipe. Além disso, não tinha equilíbrio para jogos importantes e arrumava expulsões tolas.


Como foi no Pumas

No México, Sambueza chegou no meio de 2007 sob esta desconfiança: era indisciplinado em campo. Mas isso não se confirmou; nunca foi expulso por lá e ficou fora de apenas 5 partidas ao longo do ano em que ficou lá, por contusão. Foi sempre titular absoluto do Pumas, quarto time mais popular do país, dirigido pelo brasileiro Ricardo Ferretti. O desempenho do time no Clausura 2007 foi muito bom - o time foi vice-campeão. Mas no Apertura 2008, o Pumas fez péssima campanha e não passou da primeira fase.

Sambueza, por lá, dizia que queria permanecer no México por muito tempo. E o Pumas tinha a opção de compra ao fim do empréstimo, mas não a exerceu. Deu preferência a manter outro meia, Israel Castro, que comentava-se que poderia ir para a Espanha. Depois, fez uma proposta ao River abaixo do que eles queriam, e assim o jogador acabou não ficando por lá. No balanço, segundo a imprensa mexicana, ele alternou grandes partidas com outras muito ruins. Em 35 jogos, foram apenas 4 gols e 3 assistências - ou seja, as estatísticas não são de alguém lá muito efetivo.




E por que ele pode vir para a Gávea?

O que acontece agora é que não interessa ao River mantê-lo no elenco e, por isso, estão tentando achar um destino para o cara. O empresário Roberto Miguel, o mesmo que trouxe Conca do mesmo River para o Brasil, é o cara que vem tentando encaixá-lo no Brasil. Em junho, saiu no jornal argentino Olé que o meia interessava ao Botafogo. E agora o agente já vinha avisando que o ofereceria tanto ao Flamengo quanto ao Fluminense, caso as negociações com Gracián e Dátolo não avançassem.


O palpite

Meu chute: como o Flamengo realmente está sem opção de meias avançados, pra municiar o ataque, quem sabe não poderia dar certo? Jogou em seleção de base, é habilidoso, enfim. Se não for caro demais, pode ser uma, até pela aparente falta de opções no mercado e a dificuldade pra fechar com alguém. Entre ele e outro centro-avante, como um Ilan da vida, prefiro que traga o da posição em que o elenco está mais necessitado. Mas não é uma idéia que realmente empolgue.

É esperar pra ver.

Nenhum comentário: