Como falei, estive em São Paulo na última semana para um congresso de marketing em internet - mais especificamente, search marketing. Interessante para o trabalho - e interessante pra pensar um pouco no que o Flamengo vem fazendo na internet. O departamento de marketing tem falado com euforia de seus feitos na área - o site que ganhou o IBest, a FlaTV, o canal no YouTube.
Teria meus comentários a fazer sobre cada um, mas vou me concentrar no que andei pensando por conta das palestras que assisti. Vamos então imaginar as possíveis buscas que alguém pode fazer na web sobre o Flamengo. O ideal seria que o site oficial fosse a principal referência para quem procurasse conteúdo sobre o clube. Será que é lá que vai cair o internauta que está fazendo essa busca?
Notícias sobre o Flamengo? Há todo um site pra isso dentro do "portal" do Flamengo, a AgênciaFla. Mas ela não aparece nos resultados de busca por notícias flamengo no Google - ao menos, não nas 5 primeiras páginas. O que vem primeiro é a seção de notícias do FlamengoRJ.
Informações sobre o time atual? Existe no site oficial um link "equipe", com as fichas dos jogadores do elenco. Mas se você procurar por flamengo elenco, o que surge novamente é uma página do FlamengoRJ no primeiro lugar. Do site oficial, o primeiro resultado é uma notícia da AgênciaFla sobre o elenco de basquete. Aparece ainda, na terceira página, uma outra matéria sobre um treino do time de futebol - e é só o que vem de oficial nas cinco primeiras páginas de resultados.
Você pode ainda querer algo sobre algum jogador específico do time. Procure, por exemplo, por Obina. Novamente, não há nada de oficial do Flamengo aparecendo na primeira página de resultados. O verbete na FlaPedia aparece na segunda página. Pode ir seguindo pelas páginas seguintes - não vai aparecer mais nada do site do clube.
Vídeos? É claro, há a FlaTV e o canal oficial no YouTube. Mas procure por flamengo vídeos. Nada da FlaTV, ou de qualquer vídeo oficial do Flamengo, nas primeiras páginas de resultados. Acredite: aparece o site oficial do Cruzeiro antes de qualquer página preparada lá na Gávea. Se a busca for pela expressão "vídeos do Flamengo", surge na primeira página um link para um FAQ sobre o FlaVídeos, que existe no site oficial dentro do "Ninho" - coisa que eu confesso que não conhecia. Mas nada de FlaTV.
História do clube? Há uma seção "História" no site oficial, com textos referentes a diversos períodos da trajetória rubro-negra. E outra ainda com a listagem dos títulos do futebol. Desta vez, o resultado é melhor: o histórico aparece na terceira página de resultados para flamengo história. E em flamengo titulos, o verbete da FlaPedia surge ainda na primeira página - embora a lista do site oficial não apareça nas primeiras cinco páginas.
Enfim: de modo geral, o que dá pra ver é que o search marketing não é uma prioridade muito grande para quem cuida do Flamengo na internet. Não é problema do Google - são as páginas oficiais que não estão preparadas para que o robô as encontre facilmente, ou as ache relevantes para os usuários. Um bom profissional da área sabe em que se deve pensar pra resolver este tipo de problema - cuidar dos títulos das páginas, da organização, das tags, dos links e por aí vai.
É claro que o marketing não só do Flamengo, mas de todos os clubes brasileiros, ainda está engatinhando e talvez fosse esperar muito que já tivessem tido este tipo de preocupação por lá. Mas, considerando todo o barulho que o clube tem feito em volta de suas ações na área, seria bom que soubessem como fazer para serem encontrados. É uma sugestão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário