Em um só dia, o Flamengo torna-se campeão brasileiro - no Facebook

Agora, a meta é ir atrás da "Libertadores" e tornar-se o clube com mais fãs na rede social mais importante da Internet no Mundo


* * * * * * * * * *

Hoje de manhã, o Flamengo lançou sua fanpage oficial no Facebook divulgando um objetivo ousado: tornar-se o clube de futebol mais seguido das Américas na rede social. Não sei se vai chegar lá, nem em quanto tempo isso pode acontecer; mas a estratégia de lançamento da página foi bastante bem sucedida, ao menos neste primeiro dia.

Divulgando esta meta, colocaram logo na abertura da fanpage uma caixa em que o usuário, depois de ele próprio curtir a página, podia selecionar os seus amigos no Facebook que gostaria de convidar para conhecerem a página rubro-negra. Com isso, o crescimento de seguidores foi exponencial, à medida em que cada um que aceitava o convite de um amigo convidava outros de sua rede. Além disso, há uma promoção em que se concorre a uma camisa oficial, respondendo a uma pergunta - e, como a resposta também pode ser publicada no mural do participante, também ela serve como divulgação da fanpage.

A cada momento em que checo, o número de fãs da página do Flamengo cresce significativamente. No momento em que escrevo, às 20h30, já são mais de 120 mil seguidores em menos de um dia; há duas horas atrás, eram 90 mil. Deixou pra trás de longe o Corinthians, que tinha a página oficial mais seguida de um clube brasileiro, com cerca de 40 mil fãs.

Ter uma página no Facebook com audiência tão relevante não serve apenas para tirar onda - tem também valor comercial. O canal de relacionamento com os torcedores serve para branding, para levar acessos ao site oficial, mas também para comunicar promoções, ações de venda e também mensagens de patrocinadores e parceiros. O Boca Juniors - que detém hoje o tal título de "campeão das Américas", com 1,5 milhão de fãs -, por exemplo, tem em sua fanpage uma aba patrocinada por uma loja de produtos eletrônicos.

* * * * * * * * * *

Vale conhecer o trabalho do Barcelona no Facebook. Com mais de 10,2 milhões de seguidores, o clube catalão colocou em sua fanpage um catálogo completo de produtos, com informações e links de vendas para cada um deles. Na página de entrada, divulgam seu site, sua própria comunidade online, a venda de ingressos para o Camp Nou e um game desenvolvido para o Facebook. Também divulgam, entre suas páginas favoritas, as fanpages de patrocinadores e parceiros, além de outras fanpages criadas especificamente para a Barça TV, a Fundação Barcelona e as equipes de basquete e futsal. Há ainda um aplicativo ligado ao Google Maps, o Fans Map, onde cada fã marca sua localização e, assim, cada torcedor do Barcelona pode encontrar outros espalhados pelas mais diversas áreas do Mundo.


* * * * * * * * * *

Em dez minutos, entre o momento em que escrevi pela primeira vez neste texto a quantidade de seguidores da fanpage rubro-negra e o instante em que termino o post, surgiram mais alguns milhares de torcedores do Flamengo por lá. Agora, são 128 mil.

4 comentários:

iD - Adiel E. Coelho disse...

faltou colocar o link para a pagina oficial no fB.

André Monnerat disse...

Falha feia!
Já incluí no início do texto.

lussiannosousa disse...

Logo vi que o link pra página do esporte interativo na página do flamengo não era a toa. Tá rolando divulgação na grade da emissora do facebook do flamengo.

Bosco Ferreira disse...

Exelente a iniciativa rubronegra no faceboock.

Mas voltando ao título de 87.

André;
Em 1888 a escravidão, uma das coisas mais abominaveis, medonha, vergonhosa e pavorosa que a humanidade já impôs ao próximo, foi definitivamente banida do nosso país através da lei áurea (embora saibamos que ainda exitem desfaçadamente em certos rincões desse país).

Foi uma conquista histórica dos negros e de todo o povo brasileiro através de muita luta nas ruas e nas fazendas e de muito sofrimento.

Imaginemos agora se um decendente de um senhor de escravo resolver entrar com uma notificação judicial, pedindo que a Presidenta Dilma Roussef revolgue a decisão da Princesa Isabel sob pena de tomar as medidas cabíveis ?!

Uma piada?
Sim.
Uma grande piada.
Mas lembrem-se de que estamos no país da piada pronta tudo é possivel.
Até mesmo (pensar) em proibir uma entidade futebolistica de reconhecer um filiado como campeão de um campeonato nacional conquistado com toda lisura em campo, uma conquista que todos já reconheceram como incontestavel.