Por que o Benfica liberou Aírton?

Aírton é mesmo bom jogador e um belo reforço para o Flamengo. Mas, tendo o potencial que tem, por que os portugueses estão abrindo mão dele?

* * * * * * * * * *

Aírton é o primeiro reforço de peso do Flamengo para o Brasileiro. O elenco estava mesmo carente de volantes – ao menos para o banco – e Aírton, se voltar jogando o que jogava em 2009, é um grande reforço. Acho mesmo um jogadoraço, enquanto mantém a cabeça no lugar e deixa de lado os rompantes de deslealdade (Aírton sabe marcar na bola, sem falta, mas de vez em quando entrava numa de agredir os adversários, até longe da bola). Tem grande senso de colocação e cobertura, marca bem, tem bom passe – todas as características de um grande volante.

Mas, lendo a notícia de seu retorno, bateu a curiosidade: por que não deu certo em Portugal? E fui pesquisar o que saiu por lá sobre a transferência e os comentários dos torcedores do Benfica sobre o assunto.

Pelo que li, de modo geral, Aírton é considerado pelos torcedores de seu time um bom jogador, com bastante potencial a ser desenvolvido. A grande maioria dos comentários nas matérias sobre sua saída são reclamando do negócio e criticando bastante a diretoria. Muitos gostariam que ele permanecesse no elenco e mesmo aqueles que considerariam um empréstimo acham péssimo que seja para o Brasil; lê-se muito que ele deveria ter sido repassado a outra equipe européia, para que continuasse se adaptando ao futebol do Velho Continente e se desenvolvendo. Voltar para o Brasil, na visão dos portugueses, é um retrocesso.

Aírton passou a temporada quase toda no banco de Javi Garcia, espanhol contratado junto ao Real Madri no meio de 2009 com status de grande reforço. Por isso, boa parte das chances que teve no time principal foi fora de sua posição, jogando na lateral direita, e não se saiu bem (como era de se esperar). Atuou como volante em partidas em que muitos dos titulares foram poupados, e aí a opinião geral é de que foi bem. Ficou reconhecido por lá como jogador de bom passe e boa marcação – mas há também os que o criticam pela violência e certa lentidão. No total, foram 15 partidas disputadas, apenas 7 começando como titular.

Pelo que li, a situação financeira do Benfica não é essas coisas e o milhão que o Flamengo pagará pelo empréstimo é bem-vindo. Além disso, a moral do time com a torcida não anda alta, depois de mais um título do Porto com grande vantagem na tabela, e sente-se a necessidade de mudanças. Além disso, também é explicação para a liberação de Aírton a chegada do sérvio Matic, volante que veio do Chelsea como parte do negócio que levou David Luiz para a Inglaterra.


* * * * * * * * * *

Pelas primeiras declarações de Luxemburgo, parece que o treinador não pensa muito na chance de barrar Willians para colocar Aírton como titular. Para ele ganhar seu lugar no time, deverá sair alguém com caracaterísticas um pouco mais ofensivas. O mais provável – a não ser que o time engrene boas atuações nas próximas rodadas – é que Bottinelli perca a posição e voltemos a ver Renato jogando de armador.

Acho péssimo, mas com a fragilidade atual da zaga, muitos vão mesmo argumentar que o Flamengo precise de uma dupla como Aírton e Willians na frente da defesa. E faz até sentido.

Mas realmente não acredito que os problemas defensivos do Flamengo possam ser resolvidos com esta zaga, independente do esquema ou do meio-campo.

7 comentários:

Marcos Monnerat disse...

Acho que o Aírton deveria simplesmente entrar no lugar do Willians mesmo. O Willians tá se achando muito melhor do que é de verdade. Marca bem e rouba muitas bolas. Mas ao mesmo tempo erra 90% dos passes que tenta, mesmo sendo eles todos pro lado ou pra trás e faz faltas que nem um maluco. A cada 3 jogos fica um de fora por suspensão. Aírton é muitas vezes melhor do que o Willians. E depois, Renato de armador não rola!

Ninho da Nação disse...

André, li que o Benfica vendeu 50% do Airton para um fundo de investimentos, justamente por essa dificuldade financeira do clube português, e os investidores não gostariam de vê-lo jogando pouco, como foi na temporada passada.

ManCam disse...

Bom, falando com adeptos desse Gigante Brasileiro e Mundial que é o Flamengo, primeiro que tudo, espero que o regresso do Airton, seja sinónimo de vencerem outra vez o Brasileirão.
Airton é um bom jogador, mas não é do tipo que dá tudo. É pouco dinâmico para o futebol Europeu, embora possa evoluir. Depois as baladas. O Benfica tinha uma Turminha que os adeptos chamavam do "Gangue do Chope" porque o Airton, Luisão(líder do gangue), Sidnei, weldon e Filipe Menezes, gostavam de "encher os queixos de pinga" ...eh!eh!
A turminha foi desmantelada, e só deve sobrar o Luisão.
Ao Airton eu desejo que se aplique e dê tudo pelo Mengão, caso contrário, dificilmente ele volta ao Benfica.

Para todos vocês como diz a música «alô torcida do flamengo, aquele abraço!»

umpoucodetudo disse...

Não duvido que o Luxa utilize o Airton na Zaga. Por que definitivamente, não da para jogar o campeonato todo com o Welligton, não passa confiança nenhuma, jogador muito apavorado...Como bom rubro negro, tento acreditar que o Airton vai cair com uma luva neste setor defensivo do fla. #SRN

Ad@1LtoN disse...

E lá se vai o Botti pro banco de novo...

Unknown disse...

Barrar o Williams é uma insanidade!!! Ele realmente erra passes mas pelo o que reparei os piores erros dele têm ocorrido depois dos 30 minutos do segundo tempo. Realmente nesta fase do jogo ele tem entregado bolas comprometedoras. Pode ser fruto do desgate físico por ele ser o ÚNICO jogador que realmente marca no time.

Quanto a colocar o Renato Abreu de armador: Ele realmente não foi bem nesta posição e estava se saindo melhor na de 2º volante. Penso que com as PÉSSIMAS atuações do Botinelli e com a fragilidade da zaga a melhor opção ainda é o meio campo com (na ordem) Airton, Williams, Renato e Thiago Neves.

Talvez possa tentar o Botinelli no lugar do Renato mas ele vai ter que começar a acertar alguma coisa.

É o que temos. O Renato não é o idela mas é o melhor para a posição no elenco. Se vamos criticar o Williams é melhor criticar o time inteiro. Neste caso não sobre nada.

Gabriel Folha disse...

Airton na zaga!!!!!!!!!! Pelo amor de Deus!!!!!!!!