Começa hoje o "caminho mais curto para a Libertadores"

Veja quem o Flamengo poderá enfrentar a cada fase no caminho até a final da Copa do Brasil



* * * * * * * * * *

“O caminho mais curto para a Libertadores”. Já virou clichê esta maneira de se referir à Copa do Brasil, desvalorizada pela ausência dos times mais bem colocados no Brasileiro do ano anterior, mas cobiçada mesmo assim apenas pela vaga na competição mais importante do continente. Não é diferente para o Flamengo, claro. E como pode ser o tal “caminho mais curto” que começa hoje à noite, em Alagoas, contra o Murici?

Se o Flamengo vencer o confronto, seu adversário deve ser o Fortaleza, que enfrenta na primeira fase o Fast, de Mato Grosso. E será obrigação conseguir a classificação: o time cearense, hoje, não está nem na Série B do Brasileiro e não tem em seu elenco nenhum jogador conhecido no cenário brasileiro. No campeonato estadual, em 10 rodadas o Ceará já abriu 7 pontos na liderança.

Nas oitavas de final, um olhar mais rápido sugeriria que o adversário será o Guarani. Porém, o time de Campinas hoje disputa a segunda divisão tanto do Brasileiro quanto do Paulista, e a série A2 de São Paulo só começa em março. Meu palpite é que o Flamengo enfrente nesta fase o ASA de Arapiraca, classificado para a Série B nacional. No campeonato alagoano, estão na terceira colocação, a um ponto dos líderes, que são Corinthians-AL e o Murici, adversário do Flamengo de hoje à noite. Seria mais um time sem nomes conhecidos – os únicos que reconheci no elenco listado em seu site oficial foram Alberoni, que jogou nas categorias de base do Vasco e nunca conseguiu destaque nos profissionais, e Valdívia, que na verdade é uma espécie de sósia do meia chileno.

Nas quartas, provavelmente o primeiro clássico: o Atlético-MG deve se classificar até lá, sendo o Ceará a mais possível zebra. Se o Flamengo não der mole antes, deve ser nesta fase seu primeiro jogo contra um time de maior peso no cenário nacional. O Atlético-MG contratou muito – muitos nomes bastante discutíveis, para o meu gosto – e está animado com o trabalho de Dorival Júnior; no último fim de semana, dizem que fez um grande jogo contra o Cruzeiro. O Ceará segue líder com tranqüilidade em seu campeonato estadual.

Caso o Flamengo consiga ultrapassar este primeiro desafio realmente complicado, o time de mais nome que poderia pegar na semifinal é o Palmeiras de Felipão, expert em mata-mata, atual líder do Paulista, que conta com o chato Kléber no comando do ataque. Se não for este o adversário, os outros candidatos de mais peso são Vitória, Coritiba, Atlético-GO e Sport.

Dos que jogarão a Série A do Brasileiro deste ano, não são apenas os classificados para a Libertadores (Fluminense, Cruzeiro, Corinthians, Grêmio, Internacional e Santos) que não jogarão a Copa do Brasil; há dois – América-MG e Figueirense – que estão fora simplesmente porque não têm vaga mesmo. Sobram, portanto, 12 times de série A na disputa, seis de cada lado da tabela; os que caíram no lado oposto ao do Flamengo são Atlético-PR, Avaí, Bahia, Botafogo, São Paulo e Vasco. Um destes deve chegar à final. Meu chute – puro chute – é que o Botafogo chega lá. Mas vocês sabem que zebra em final de Copa do Brasil já é um lugar-comum – assim como a tal frase “o caminho mais curto para a Libertadores”.


* * * * * * * * * *

Pra quem quiser visualizar os cruzamentos e ligar seu próprio chutômetro, a tabela está aqui.

3 comentários:

Unknown disse...

O Botafogo sempre se complica com um Santa Cruz antes da semi-final.

Acho que essa Copa do Brasil é a mais fácil dos últimos anos para os times realmente grandes (Fla, SP, Palmeiras, Botafogo, Vasco(?), AtléticoMG(?)).

Nas últimas vezes em que disputou o torneio o Fla foi muito bem, vencendo em 2006 e perdendo para o Inter nas semis em 2009, com gol no ultimo minuto do Andrezinho.

Se o time seguir a lógica e entrosar no decorrer do campeonato (com ajuda do estadual) tem tudo pra chegar como favoritíssimo!

Bosco Ferreira disse...

O Fast é o terceiro colocado do campeonato do estado do AMAZONAS e não do Matogrosso.

É a nossa chance de entrar no Br já classificado para a LA. Eu acredito.

Mas não acho tão facil assim. Vai ter que ter aquela raça bem peculiar a nação.

Visto que são jogos eleiminatórios com um regulamento bem diferente do Br.

Tem que saber encarar.

Eu tiro o Vasco de favorito e coloco o Ceará que tem hoje o melhor plantel dd todo o Norte, passando pelo Nordeste, indo até o centro oeste.

Não se enganem.

André Monnerat disse...

Bosco, vou corrigir o estado do Fast.

Quanto ao Ceará e o Vasco: eu apenas coloquei o Vasco entre os times de série A do Brasileiro que estão do outro lado da tabela.

Sinceramente, não sei dizer se um é melhor que o outro. Mas acharei zebra se o Atlético-MG cair antes do Ceará, e os dois se cruzam antes de chegarem ao Flamengo.