Brincando no simulador: a briga contra o rebaixamento

Por conta da derrota para o Atlético-PR, com a qual a maioria não contava, muitos rubro-negros começaram a fazer suas contas preocupados com a chance de rebaixamento. Entra aí o papel do simulador do Globoesporte.com, mostrando que a chance do Flamengo cair é bastante pequena – o que não pode ser repetido muito por aí, que é pro pessoal lá dentro não entrar em campo pensando assim.


Desta vez, a linha do rebaixamento vai ser excepcionalmente baixa. Deveremos ter os quatro últimos colocados com aproveitamento realmente baixo. Há que se considerar também que ainda haverá alguns jogos entre os times envolvidos nessa briga, que roubarão pontos entre si.


Já era:

Grêmio Prudente
Esse não vale nem olhar os próximos jogos. Já caiu.

Goiás
Está jogando no momento ainda pior que o Grêmio Prudente, e já está 5 pontos atrás da linha de salvação. O próximo jogo é fora contra o Fluminense e ainda vai pegar Atlético-MG em Minas e, na última rodada, o Corinthians lutando pelo título. Já caiu.



Candidatos às duas vagas que sobram:

Avaí
Hoje tem 34 pontos, parece em situação pior, mas não tem uma tabela de todo ruim.
Deve perder para o Inter no Beira-Rio, mas em seguida tem dois jogos interessantes: Atlético-GO, um adversário direto, e o desinteressado Santos, ambos em casa. Se conseguir bons resultados nestes dois jogos, deve chegar à última rodada ainda em situação difícil, mas com chances bem razoáveis de escapar.

Guarani
Hoje tem 36 pontos e terá uma tabela complicada pela frente, jogando apenas com times ainda disputando algo no campeonato: Vitória (c), Flamengo (f), Grêmio (c ) e Fluminense (f). É grande candidato ao rebaixamento e este próximo jogo é decisivo – se não vencer, creio que não escapa.

Atlético-GO
Renê Simões já andou dando entrevistas falando de seu belo trabalho de recuperação do time goiano, dizendo que ainda será campeão brasileiro em sua carreira. Mas creio que, apesar de ter subido na tabela, ainda é forte candidato ao rebaixamento. Hoje tem 37 pontos – apenas um acima do Z4 – e joga com Palmeiras (c ), Avaí (f), São Paulo (c) e Vitória (f). Devem estar contando com o relaxamento de Palmeiras e São Paulo para se livrar, mas os confrontos diretos contra Avaí e Vitória podem ser realmente decisivos. Deve chegar à última rodada ainda no perrengue.

Vitória
Apesar de hoje ter 38 pontos dois times entre ele e a zona de rebaixamento, não acredito que o Vitória esteja livre do risco de cair – muito pelo contrário. Está apenas dois pontos acima da zona e pega Guarani (f), Corinthians (c), Inter (f) e Atlético-GO (c). Também jogará sua sorte em confrontos diretos com adversários desta briga e não é difícil que o jogo contra o Atlético-GO valha a permanência de um dos dois na Série A.



Nos números, ainda estão na briga – mas acho que escapam com menos susto

Atlético-MG
É óbvio que está no perrengue – mas, destes times da zona de baixo, é o que vem jogando melhorzinho neste momento. Hoje tem 36 pontos – está empatado com o Guarani, hoje o primeiro rebaixado -, mas creio que vai se livrar do perigo vencendo em casa o Flamengo e o Goiás. Porém, se deixaram escapar os seis pontos nestes dois jogos, podem ainda correr um risco maior – teriam que se garantir com resultados contra os desinteressados Palmeiras e São Paulo (que não devem ter mais objetivos próprios, mas também podem decidir as vidas de Atlético-GO e Fluminense).

Flamengo
Fazendo as contas todas destes outros times que ainda se preocupam com rebaixamento, a conclusão é que 42 pontos já devem ser suficientes para acabar com qualquer risco de cair para a Série B. Se eu estiver certo, bastará ao Flamengo dois empatezinhos nestas últimas partidas para escapar. Estou mesmo contando com uma derrota na próxima rodada, sei que o clima ficaria péssimo se isso se confirmasse e ainda acho que uma vitória sobre o Cruzeiro é bem pouco provável – e ainda assim não vejo chance verdadeira de rebaixamento.

Agora, se conseguirem perder pro Guarani em casa... Aí já será brincar demais com o perigo.



O palpite
Com o chutômetro ligado no Globoesporte.com, o Brasileiro deve chegar à última rodada com Avaí, Guarani, Atlético-GO e Vitória separados por apenas um ponto - entre 39 e 40. Atlético-GO x Vitória seria um jogo decisivo: o perdedor cai e um empate pode até rebaixar ambos. Avaí e Guarani jogarão com a faca no pescoço dois jogos complicadaços, ambos fora de casa, contra Atlético-PR e Fluminense. Deve ser uma rodada dramática para os quatro.

Ao mesmo tempo, Grêmio e Botafogo podem decidir no Olímpico, em um verdadeiro mata-mata, uma vaga no G-4 – que pode acabar não valendo nada se poucos três depois um brasileiro conquistar a Copa Sul-Americana. Uma situação ridícula.

Pelo título, todo mundo já entendeu qual é a briga. O Fluminense tem em tese a tabela mais fácil, Cruzeiro e Corinthians se enfrentam na próxima rodada. Vamos ver, mas a disputa deve se resolver na última rodada mesmo, com o Fluminense sendo o único entre os três a jogar contra um adverário ainda brigando por algo: o fraco Guarani.

Enquanto isso, se Deus quiser, Flamengo e Santos estarão disputando um amistoso na Vila Belmiro.

3 comentários:

Flávio disse...

Não consigo fazer previsão para os outros times.
Nas minhas previsões, o Flamengo chega, no máximo, a 43 pontos. Mas o Santos pode surpreender e dar férias a seus jogadores no início de dezembro e o Flamengo ficar com 44, empatando com o Santos na última rodada.
Cravei a vitória sobre o Guarani e espero não errar. Errei contra o Inter, mas errei também contra o Atlético Paranaense.
Agora, falando em futebol dentro de campo, o time do Flamengo é horroroso. O Luxemburgo tem tentado tudo que é possível. Nada dá certo, porque é necessário trocar uns 20 jogadores.
Ontem, apenas o Léo Moura e o Wellington se salvaram. Se o Maldonado não tivesse feito aquele pênalti desnecessário e o Lomba fosse um pouco mais criterioso e soubesse como cobram pênaltis os adversários também teriam se salvado.
Agora: Juan, Willians e David não deveriam vestir a camisa do Flamengo.

JEFF - Jorge E F Farah disse...

André,
Minha aposta é a mesma sua. Vamos nos mater na primeira divisão mais por deméritos dos outros do que por qualidades nossas. Todo ano, no final do campeonato, os times de baixo começam a vencer, talvez pela dramaticidade dos jogos, que se tornam de vida ou morte. Já os de cima, começam a tropeçar, talvez por se preocuparem muito em não perderem. Mas, neste ano, parece que isto não vai ocorrer. Espero! Assim, os demais não vencerão e ficaremos na série A. Ufa!
FLAmém! @IgrejaFlamengo

Luis disse...

Os palpites/simulador fazem sentido. O aproveitamento/% do Mengão é horrível, mas por sorte quase todos abaixo na tabela estão com aproveitamento (pelo menos até agora)tão ruim quanto o nosso. Tomara que sigamos na 1a e que nas férias troquem meio time, porque do jeito que está, não nos livramos do rebaixamento no ano que vem.