O que será do amanhã? Faltam 5 jogos

Dentro do que eu projetava de resultados nestes jogos finais do Brasileiro, a rodada teve dois resultados muito bons para o Flamengo: as vitórias de Botafogo e Fluminense. Tanto o empate do Palmeiras quanto a própria vitória rubro-negra eram previstas - e, pelas circunstâncias do jogo, o pontinho que o time de Muricy arranjou contra o Corinthians deve ser muito lamentado, porque pode acabar mesmo sendo decisivo no fim do campeonato. Houve ainda a vitória do Atlético-MG em cima do Goiás, no Serra Dourada - por lá, eu esperava um empatezinho que não veio. O Goiás está mesmo ladeira abaixo, com rendimento de time rebaixável neste segundo turno - e ainda pega Flamengo e São Paulo pela frente.

Há outros times que poderão ser ainda mais decisivos em seus confrontos diretos contra os líderes. É o caso, principalmente, do Grêmio - que ainda pega São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo. Se mantiver seu rendimento costumeiro, ganhando em casa e perdendo fora, a situação ficará pior para os paulistas.

As projeções a cada rodada estão dando sempre alguns times embolados até o final. Com as derrotas do Cruzeiro e do Inter, ambos acabaram caindo da briga pelo título após mais uma brincadeira de simulador. Desta vez, a tabela apontou pra mim um tríplice empate na ponta, entre Atlético, São Paulo e Palmeiras, e os mineiros ganhando o título no número de vitórias. O Flamengo terminaria em quarto, dois pontos atrás.

Isso mantendo o desempenho que venho chutando para o Flamengo a cada semana: vitórias sobre Náutico, Goiás e Grêmio, empate com o Corinthians e derrota para o Atlético nesta próxima partida. Reparem: se o vencedor desta final de domingo se invertesse, dentro desta projeção científica, o título ficaria exatamente com o Flamengo.

Não precisaria dar essa volta toda pra reafirmar como o Atlético x Flamengo será decisivo para o campeonato. Mas é isso, outra vez pra afirmar: este Atlético x Flamengo tem tudo para ser decisivo para o campeonato - em termos de G4 e até de título.

* * * * * * * * * * * * *

São estes os confrontos que restam para os candidatos, com os seus respectivos resultados futuros. O número da Mega-Sena eu tô guardando pra mim.

Atlético-MG: Flamengo (casa - vitória), Coritiba (fora - empate), Inter (casa - vitória), Palmeiras (fora - derrota), Corinthians (casa - vitória). Faria mais 10 pontos, terminando com 66.

Palmeiras: Fluminense (fora - empate), Sport (casa - vitória), Grêmio (fora - derrota), Atlético-MG (casa - vitória), Botafogo (fora - empate). Faria mais 8 pontos, terminando com 66.

São Paulo: Grêmio (fora - derrota), Vitória (casa - vitória), Botafogo (fora - empate), Goiás (fora - empate), Sport (casa - vitória). Faria mais 8 pontos, terminando com 66.

Flamengo: Atlético-MG (fora - derrota), Náutico (fora - vitória), Goiás (casa - vitória), Corinthians (fora - empate), Grêmio (casa - vitória). Faria mais 10 pontos, terminando com 64.

Cruzeiro: Sport (fora - empate), Grêmio (casa - vitória), Atlético-PR (fora - empate), Coritiba (casa - vitória), Santos (fora - empate). Faria mais 9 pontos, terminando com 60.

Internacional: Barueri (fora - derrota), Santos (casa - vitória), Atlético-MG (fora - derrota), Sport (fora - empate), Santo André (casa - vitória). Faria mais 7 pontos, terminando com 59.

Mas a verdade é que tudo é possível. O Coritiba, quinta melhor campanha do returno, pode vencer o Atlético em Curitiba, o Botafogo pode vencer tanto o São Paulo quanto o Palmeiras no Engenhão, o Náutico pode complicar o Flamengo em Recife, o Cruzeiro pode vencer fora os desinteressados Atlético-PR e Santos... Sem falar nos confrontos diretos que ainda restam e podem dar qualquer coisa. E qualquer resultado, com todo mundo tão próximo, pode acabar definindo o título ou a vaga para a Libertadores.



* * * * * * * * * * * * *

Pro rebaixamento, mesmo com os resultados surpreendentes da rodada, a maior chance continua sendo para o rebaixamento de Sport, Náutico, Santo André e Fluminense. Mas pelo meu chutômetro, o Fluminense já estaria acabando apenas dois pontos abaixo do Botafogo, primeiro fora da zona de rebaixamento. Ou seja: a situação pode se resolver mesmo só na última rodada - em que o Botafogo enfrentará o Palmeiras no Engenhão.

2 comentários:

Unknown disse...

Fiz uma simulação e acredito que parte do título está nas mãos do Botafogo.

Deu São Paulo campeão, justamente porque acredito que os paulistas não serão derrotados pelo Bota no Engenhão. Cravei um empate. Espero estar errado.

Acho que o São Paulo só não ganha o campeonato se não quiser, infelizmente.

JLD disse...

É, no meu deu SPFC campeão também, com Atlético em segundo, Flamengo em terceiro e Cruzeiro em quarto. Pensando pelo lado positivo, seria a derrocada do Muriçoca...